Quadrinhos em Quarentena, Ideias em Liberdade: webcomics de Enéias Tavares e Fred Rubim

Criado por -

Quadrinhos em Quarentena, Ideias em Liberdade é um projeto de webcomics curtas que dialogam com a situação atual de isolamento e distanciamento social. Com roteiro de Enéias Tavares (“Guanabara Real”) e arte de Fred Rubim (“Le Chevalier – Arquivos Secretos”), as histórias exploram todos os sentimentos e efeitos psicológicos de lidar com a quarentena. 
 

“O projeto nasceu de uma conversa minha com Fred Rubim, lá por meados de Abril, início de Maio, quando estávamos ambos começando a enlouquecer em casa devido ao Isolamento Social. Eu tinha escrito dois poemas curtos – “Naquele Dia” e “Monstros” – e veio a ideia de transformarmos eles em quadrinhos para Instagram, Twitter e Facebook. Foi uma experiência bem divertida. Pela primeira vez, me representei numa das histórias (Naquele Dia) e o Fred aparece como protagonista de outra (Monstros). Então é também um projeto bem pessoal, o que não poderia ser diferente, dado o mundo caótico que estamos vivendo”, contou Enéias Tavares ao Mais QI Nerds. 
 

Já Fred Rubim destacou que a parceria com Enéias vem de longa data.  “A parceria já nos rendeu uma indicação ao HQ Mix (A Todo Vapor webcomics) e uma graphic novel ( O Matrimônio de Céu e Inferno). Desta vez, contemplados por 2 editais de cultura ( o “Viva Cultura 2020”, um edital da prefeitura de Santa Maria, e o “FAC Digital RS”, um edital da Lei estadual de incentivo à cultura do RS com apoio da universidade FEEVALE), decidimos abordar o tema do momento pelo qual estamos passando, que é comum a todos. São 3 histórias que contemplam a realidade atual, mas também são uma reflexão bem pessoal acerca do modo como enfrentamos essas novas dificuldades”, disse. 
 


 

Serão ao todo 3 histórias, publicadas nos perfis de Tavares e Rubim no Instagram, no Facebook e no Twitter. A primeira, “Monstros”, sugere o enfrentamento de monstros ficcionais a fim de domar medos e fobias da vida contemporânea, especialmente os vivenciados em períodos de pandemia e isolamento social. A história brinca com o percurso de Fred Rubim, o ilustrador, voltando para sua casa.
 

Em “Naquele dia”, diversas possibilidades imaginativas como agentes criativos de enfrentamento da solidão e da necessidade de proximidade afetiva, tendo por protagonista Enéias Tavares.
 

A última, “Poções”, trata do papel da ficção enquanto antídoto simbólico e forma de conscientização dos cuidados de prevenção do atual momento de pandemia, homenageando tanto filmes quanto histórias, como também outros professores e artistas da cidade natal da dupla, Santa Maria (RS).
 

Após a publicação de todas as histórias, no decorrer de agosto, no dia 31 haverá uma Vídeo-Oficina no Youtube sobre a experiência de Quadrinhos em Quarentena. 
 

“As histórias são sobre amor, solidão, imaginação e amizade, entre outros temas, nesse contexto de isolamento e pandemia. Para nós, é sobre o porquê de escrevermos histórias e esperamos que para os leitores, seja sobre o porquê continuamos consumindo histórias sempre, sobre o quanto elas nos confortam e nos ajudam”, disse Tavares.
 


#Quadrinhos   ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!