Primavera em Tchernóbil: HQ retrata vida de sobreviventes ao maior desastre nuclear da História

Criado por -

Primavera em Tchernóbil, documentário em quadrinhos de Emmanuel Lepage, retrata um lugar marcado pelo maior desastre nuclear já visto. O quadrinho é publicado no Brasil sob o selo Geektopia da Editora Novo Século.

 

O documentário destaca o que sobrou da cidade e o que aconteceu com os sobreviventes depois de 26 de abril de 1986, quando o núcleo do reator da usina nuclear de Tchernóbil, na Ucrânia, começou a derreter e uma nuvem carregada de radiação viajou por milhares de quilômetros em todas as direções, contaminando cinco milhões de inocentes.

 

Mais de 20 anos depois, em 2008, um grupo de ativista e artistas visita Tchernóbil a fim de documentar a vidas dos sobreviventes que continuam a viver em terras contaminadas. Entre eles Emmanuel Lepage, enviado para representar paisagens brutais de desastre e a loucura do homem. Ele acaba se  surpreendendo com a inesperada beleza que encontra naquele inóspito lugar. Disso saiu Primavera em Tchernóbil.

 

Tive a oportunidade, pela primeira vez, de fazer uma reportagem em desenhos. Eu não vou ser apenas uma testemunha neste mundo, vou me envolver! Vou ser ativo! Um militante!
 

Nesta profissão, trabalhando sozinho nas minhas pranchas, muitas vezes eu tenho a impressão de estar observando o mundo através de um vidro. De estar ‘à parte’. Desta vez, eu vou sentir o mundo na pele! É um risco, eu sei… Mas tão empolgante! Eu ia descobrir as terras proibidas por onde rondava a morte.”, contou Emmanuel.
 

Adquira Primavera em Tchernóbil:
 

 


 



#Quadrinhos   ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!