Na Sarjeta: Conheça o podcast sobre fazer quadrinhos

Criado por -

Um novo podcast chega para os amantes da nona arte, e mais especifícamente, para aqueles que se interessam pelo processo de fazer quadrinhos, o Na Sarjeta Podcast.
 

Quinzenal, o podcast liderado pelos quadrinistas Leonardo Marciel, Rafael Marçal e Wesley Samp propõe um bate-papo descontraído sobre a rotina e desafios de criar quadrinhos independentes no Brasil.
 

“A ideia do Na Sarjeta surgiu da nossa vontade de abordar quadrinhos de um ponto de vista diferente. Tem muito programa falando dos lançamentos, repetindo texto que recebe de reviews, se gostaram ou não daquela HQ. O nosso não, queremos falar sobre o ofício de fazer quadrinhos. Falamos com quem quer começar a fazer, com quem já faz ou com quem quer saber um pouco mais como é a vida de um autor no Brasil“, contou Rafael Marçal em entrevista ao Mais QI Nerds.
 

“A ideia é compartilhar um pouco das nossas experiências e reflexões sobre nossas vidas como quadrinistas”, completou Wesley Samp, que falou ainda como é realizada a seleção de temas: “O Léo, o Marçal e eu conversamos bastante, é é bem comum trocarmos ideias e impressões sobre o nosso trabalho nos quadrinhos. A partir daí a gente acaba pegando os assuntos que surgem ou são mencionados nessas conversas e deixamos anotado. No dia da gravação do podcast geralmente abrimos essa lista de temas e pegamos um para comentar”, disse.
 

Leonardo Maciel contou um pouco sobre como é passar suas experiências para outras pessoas. “Já sou professor de desenho há alguns anos, então pra mim sempre foi prazeroso. Não só é uma maneira de oferecer um conhecimento pra quem precisa e ao qual eu mesmo não tive acesso quando estava aprendendo, como também sempre achei que me beneficiou muito meu próprio trabalho. Quando você tem que raciocinar em palavras uma evolução que você havia alcançado por instinto, isso te dá uma compreensão maior sobre o assunto.”
 

Ele afirmou ainda que mais que auxiliar em como pensar e produzir um quadrinho, o programa quer ajudar a entender como um negócio, um meio de vida. “Sempre vejo pessoas que estão querendo começar ainda ter a ideia de que precisam “ser descobertos”, que irão assinar um contrato com uma editora e daí pra frente tudo estará resolvido e eles serão profissionais. Isso não é mais a realidade, não só no Brasil, mas até mesmo nos EUA e Europa. Você tem que ter na cabeça de que ser um quadrinista é ser um artista independente, aprender a gerar seu próprio público, a fidelizar esse público e gerar renda a partir disso. Seja de uma forma completamente independente, seja por uma parceria com uma editora. Não vejo nenhum conteúdo desse tipo sendo feito no Brasil, daí a idéia do podcast”, contou.
 

O podcast está disponível nas principais plataformas: SpotifyiTunesDeezerStitcher e YouTube.



#Quadrinhos   ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!