Três webcomics brasileiras sobre lobisomens (e uma nem tanto)

Criado por -

Lobisomens, criaturas lendárias que figuram diversas histórias dos mais variados gêneros. Tais figuras também estão presentes em webcomics brasileiras, seja por maldição, seja na desconfiança da licantropia do próprio marido! O Mais QI Nerds traz ….

 

…três webcomics sobre lobisomens…

 

Sétimos Filhos

 

Webcomic de Lorena Herrero, ou como é mais conhecida nas redes sociais HET, parte da ideia de que após uma sequência de seis filhas, se o sétimo for homem, será um lobisomem. E se nascer mulher, será uma bruxa. E então o que aconteceria se nascesse os dois? É o que descobrimos em “Sétimos Filhos”, com os gêmeos Alessandra e Antônio. 

 

Eu penso nesse quadrinho como uma oportunidade de imaginar como as criaturas do folclore brasileiro se mantém vivos hoje em dia, principalmente no ambiente urbano. Além disso, quis trazer algumas curiosidades sobre bruxas e lobisomens no folclore que podem acabar ofuscadas pelo que aprendemos em jogos e filmes. Um exemplo é a própria forma monstruosa de Antônio. Ao invés de aparecer como o clássico homem-lobo, se aproxima das descrições do lobisomem nas histórias tradicionais do país: bicho enorme e escuro, parecendo uma mistura de cão e porco com presas saindo da boca”, revelou HET ao Mais QI Nerds, que prometeu ainda que a webcomic ainda tem muito a acontecer, e que os leitores podem esperar novos personagens e novos mitos.

 

 


Oséias

 

Às vésperas de ingressar em sua vida acadêmica, Oséias Caetano precisa decidir se seguirá seus sonhos ou trabalhará no negócio da família. Nada tão fora do normal para o jovem paulistano, se não fosse o fato dele ser licantropo capaz de prever o futuro. 

 

Oséias, webcomic de Johnatan Marques, surgiu de uma conversa do quadrinhista com a Dani Franck, de “A Vida de Nina” e a Lu, de “Arlindo“.  “Oséias se passa num contexto mágico e periférico, as inspirações são vivências pessoais e também relatos que ouvi dos meus amigos, com uma pitada de magia, pois eu amo coisas mágicas.  Também me inspiro em muitos quadrinhos antigos que eu leio para a composição das páginas, cores, e também nos meus dois musos inspiradores Jefferson Costa e Marcelo D’Salete. É muito bom poder me espelhar em homens negros que eu admiro”, contou  Johnatan, que revelou ainda que a quarta edição do quadrinho será mais macabra. 

 

Johnatan tem um sistema de assinaturas na plataforma Catarse, onde publica um spin-off de Oséias exclusivamente ao apoiadores: catarse.me/mejohncito.

 

 


 

Dog Days Are Over

 

HQ de fantasia urbana, horror e comédia, Dog Days Are Over, de Mariá Scárdua, ou como é mais conhecida, “Raposa Branca” é centrada em Adhara, a caixa de um mercadinho que descobre ter uma lobisomem entre uma de suas freguesas. Determinada, apesar de assustada, passa então a investigar sobre ela, e descobre um mundo antes desconhecido. 

 

 
“Comecei a HQ para lidar com algumas questões de relacionamento e crescimento pessoal – e para voltar a fazer quadrinhos, porque estava parada há anos. Eu não fiz um roteiro inicialmente, e não tinha ideia de que a história fosse ganhar fãs! Por isso, também, comecei a fazer em inglês, já que na época a maior parte do meu público era de fora do Brasil e eu não estava planejando nada maior“, contou Mariá ao Mais QI Nerds. 
 

 

 
Ela apontou ainda as histórias de terror de Emily Carrol e Turma da Mônica como suas maiores inspirações para criação da história. “Também acho que as obras do Jordan Peele tiveram uma influência muito forte, com seu humor mórbido. Acho que saber equilibrar o tom entre o horror e o humor torna a experiência mais fácil de digerir para o leitor, e dá tempo para que o desconhecido e o sinistro se assentem. Ainda não cheguei lá, mas cada vez mais tento encontrar esse equilíbrio!”
 

 

 


 

…e uma nem tanto. (Alerta de possível lobisomen) 

 

O Meu Marido É Um Lobisomem ( E Eu Posso Provar)

 


#Quadrinhos   ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!