Salseirada: Novo quadrinho de Al Stefano homenageia Mestre Salu e o folclore brasileiro

Criado por -

Manuel Salustiano Soares, o Mestre Salu (1945-2008), inspirou uma geração de artistas como Chico Science, Antonio Nobre e Siba, sendo ele uma das maiores autoridades em cultura popular do Brasil.

 

Publicada pela Zapata Edições, A HQ Salseirada, de Al Stefano, apresenta uma história repleta de referências ao folclore brasileiro, cuja inspiração em Mestre Salu é percebida desde o nome do protagonista.

Com a história já pronta, Stefano de deparou com a trajetória de Mestre Salu durante o processo de pesquisa iconográfica. A partir de então, as canções do rabequeiro embalaram o trabalho do artista. Outra homenagem realizada na obra é que a irmã do protagonista ganhou o nome da musicista Zabé da Loca (Isabel Marques da Silva), outro ícone do maracatu pernambucano.


 

Em Salseirada, o rabequeiro Salú encontra a “rabeca do tempo”, instrumento mágico que controla o clima. Junto com sua irmã Zabé e o amigo Mutum, ele percorre o sertão nordestino levando música e chuva para aliviar o sofrimento de pequenos lavradores assolados pela seca e pela fome.
 

O problema é que, no passado, a rabeca do tempo pertenceu a um coronel ganancioso, que usou o instrumento mágico para eliminar desafetos e prosperar. Agora, seu neto e um bando de jagunços querem recuperar a rabeca a qualquer preço. Somente a intervenção de espíritos da floresta, como a Caipora, Pé de Garrafa, Quibungo e Lobisomem, pode impedir que ela retorne para as mãos erradas…

 


 

Al Stefano

 

Selecionado para  o 1º Edital de Publicação de Histórias em Quadrinhos da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo, o quadrinho tem lançamento na Butantã Gibicon, que ocorre no dia 1º de dezembro e, depois, na Comic Con Experience (CCXP), que acontece de 5 a 8 de dezembro, ambas em São Paulo.

 

Salseirada já está disponível na loja virtual da Zapata Edições.
 


#Quadrinhos   ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!