Agenda Bienal: Autores nacionais para você ficar de olho (Parte 3)

Criado por -

A Bienal do Livro Rio 2019 acontece de 30 de agosto a 08 de setembro e novamente o Riocentro é palco do maior evento literário do país.

Para ajudar o leitor a conhecerem e como forma de valorizar os diversos escritores brasileiros que passarão pelo evento, o Mais QI Nerds fez uma lista somente com autores nacionais. Confira a terceira parte:

 


Priscila Gonçalves – Alys Elemento Infinito

 

 

Estará todos os dias no estande da Editora Pendragon

 

Sinopse: Em 2033 nosso mundo não é mais o mesmo. Misteriosos metais alteraram o planeta até nas mínimas partículas, como o nosso DNA. Os humanos continuam suas vidas, com seus dois corações e tecnologia muito avançada, sem conhecer sua verdadeira natureza: a Mágica. 
Alys é só uma adolescente tentando se livrar das garras do pai superprotetor. Em uma rara incursão, ao tocar em um misterioso cajado, seus olhos se abrem para as responsabilidades de ser a única pessoa capaz de manter os metais em segurança.
Agora, ela precisará desenrolar o emaranhado de segredos em que sua vida foi mantida e aprender a dominar seus poderes antes que a escuridão chegue.

 


Felipe Castilho – Serpentário 

 

 

7 de setembro, sábado, às 11h. Mesa Literatura de Fantasia Nacional, no estande da Submarino

8 de setembro, domingo, às 15h. Arena #SemFiltro. Mesa Mistério, Terror e Fantasia. 

 

Sinopse:Todo ano, Caroline, Mariana e Hélio visitavam o amigo Paulo no litoral paulista, mas em 1999, quando decidiram explorar uma das ilhas da região, a vida deles foi praticamente destruída. E talvez os danos sejam irreversíveis. Entre memórias fragmentadas, o que aconteceu se tornou um mistério, mas de algo eles se lembram muito bem: uma ameaçadora serpente e alguém sendo entregue ao ninho da víbora. Eles seguiram caminhos distintos, sem manter contato, mas anos depois o que aconteceu no passado não poderá ser esquecido tão facilmente.

Hélio, antes um adolescente arrogante, tenta agora se adaptar à condição de paraplégico depois de um estranho acidente de carro. Mariana, ex-metaleira, se tornou religiosa e esposa dedicada. Caroline nunca conseguiu seguir em frente e sofre com recorrentes ataques de pânico. Quando os amigos descobrem que aquele dia não teve o desfecho que imaginavam, voltar à ilha se torna inevitável. Juntos, eles percebem que talvez o reencontro seja parte de algo maior e maligno. Com traços de H.P. Lovecraft, Serpentário é uma narrativa de humor mordaz, que reúne com propriedade referências que vão de Zé Ramalho a mitologia nórdica, destiladas no estilo único de Felipe Castilho.


 

Clara Alves – Conectadas

 

 

01 de setembro, 14h, sessão de autografos no estande da Companhia das Letras. 

03 de setembro, às 15h, bate papo no estande do Submarino, juntamente a Iris Figueiredo. 

06 de setembro, às 15h, Arena #SemFiltro em um painel com Ray Tavares, Pam Gonçalves e Lucy Vargas.  E às 16h30, em sessão de autógrafos na área externa. 

07 de setembro, às 15h, sessão de autógrafos no estande da Companhia das Letras. 

Estará todos os dias (exceto dia 30 de agosto)

 

Sinopse: Ser uma garota gamer não é fácil. Principalmente quando um romance está em jogo.

Raíssa e Ayla se conheceram jogando Feéricos, um dos games mais populares do momento, e não se desgrudaram mais — pelo menos virtualmente. Ayla sente que, com Raíssa, finalmente pode ser ela mesma. Raíssa, por sua vez, encontra em Ayla uma conexão que nunca teve com ninguém. Só tem um “pequeno” problema: Raíssa joga com um avatar masculino, então Ayla não sabe que está conversando com outra menina.
Quanto mais as duas se envolvem, mais culpa Raíssa sente. Só que ela não está pronta para se assumir — muito menos para perder a garota que ama. Então só vai levando a mentira adiante… Afinal, qual é a chance de as duas se conhecerem pessoalmente, morando em cidades diferentes? Bem alta, já que foi anunciada a primeira feira de Feéricos em São Paulo, o evento perfeito para esse encontro acontecer.

Em um fim de semana repleto de cosplays, confidências e corações partidos, será que esse romance on-line conseguirá sobreviver à vida real?

 


Ronaldo Santana – Luana e o coven das cinco bruxas

 

 

Sinopse: Nessa segunda parte da série, Luana precisa aprimorar seus poderes para encontrar seus verdadeiros pais e, para isso, contará com a ajuda de cinco bruxas poderosíssimas que lhe ensinarão a usar a magia, fazer feitiços e criar seus próprios rituais.
Luana se aventura pelo submundo bruxo carioca e também conhece
outras deusas, dentre elas, Brigite do fogo, de quem recebe a missão de salvar uma garota possuída pelo demônio. Enquanto tenta esconder tudo isso de suas melhores amigas e namorado, Brenda parece saber mais do que devia.
Não estivesse enrolada o bastante, ainda surge um menino indígena cobrando respostas sobre o paradeiro do pajé de sua tribo como se Luana
tivesse algo a ver com isso.
Agindo pelas sombras, a bruxa Irina “tece uma teia” para capturar Luana e roubar seus poderes de semideusa. Será que Luana conseguirá estar pronta a tempo?

 


Luísa Geisler – Enfim, Capivaras

 

Sábado, 7 de setembro, às 15h – Sessão de autógrafos no estande Grupo Companhia das Letras (I40/J20).

 

Sinopse: A cidade no interior de Minas Gerais para onde Vanessa se mudou é o tipo de lugar onde anunciam os horários do cinema e os obituários com o mesmo carro de som. Nada de muito interessante acontece por lá, a não ser para Binho, que, segundo ele mesmo, tem várias namoradas e conhece um monte de cantores sertanejos famosos.
A verdade é que Binho é um mentiroso contumaz e agora passou dos limites: inventou que tem uma capivara de estimação. Cansados das histórias cada vez mais mirabolantes do garoto, Vanessa se junta aos amigos — Léo, Nick e Zé Luís — para desmascará-lo. E eles estão decididos a ir até as últimas consequências.
Narrado durante as doze horas de uma noite regada a álcool, salgadinhos, segredos e romances mal resolvidos, Enfim, capivaras explora, através de diferentes pontos de vista, os relacionamentos entre um grupo de adolescentes em busca de uma capivara — ou muito mais do que isso.

 


Brendo Hoshington – Anamélia

 

 

Sinopse: Testes em humanos. Séries de tortura e amputações. Um médico louco e objetivos monstruosos. Considerado um cemitério de pessoas vivas, o antigo sanatório Palatino foi testemunha de massacres com cenas aterradoras de mortes lentas e desumanas. Entre elas, o misterioso assassinato de Anamélia.

O tempo passou, apagando consigo os erros do passado, mas algo permaneceu. Algo cujo nome não deve ser sussurrado. Que vagueia pelos corredores, nos cantos abandonados, nas mentes de cada paciente ali internado.

Evan Ducado não o nota no princípio, concentrado em concluir sua residência e evitar esbarrar com seu pai em algum dos corredores. No entanto, os pacientes do Palatino não são em nada parecidos com os clientes do seu consultório e uma mulher a quem chamam de a “Senhora do Exorcismo” possui segredos sombrios para lhe revelar.


 

Karen Soarele – A Deusa do Labirinto

 

 

30/08 às 14h – Palestra para profissionais do livro no Auditório Lapa para falar sobre financiamento coletivo e o sucesso de #Tormenta20.

31/08 às 17h – Lançamento de A Deusa no Labirinto, novo romance em Tormenta, com autógrafos no estande da Jambô Editora.

08/09 às 15h – Palestra sobre mistério, terror e fantasia na Arena #SemFiltro, ao lado de grandes nomes da literatura nacional. Sessão de autógrafos na sequência.

 

Sinopse: No oeste do mundo conhecido, o Império de Tauron se ergue supremo

Em uma terra onde os fortes oprimem os fracos com a justificativa de protegê-los, elfas e humanas são mantidas escravas nos haréns dos minotauros. Assim determina a lei do império, concebida conforme a lei divina do Touro em Chamas.

Ninguém se opõe. Nem os senhores, satisfeitos com o poder acumulado, nem os servos, doutrinados a obedecer. Os outros reinos, temerosos das legiões táuricas, se acovardam. Os deuses, indolentes, apenas assistem à miséria dos mortais.

Todos fecham os olhos para a perversidade da escravidão. Chegou a hora de fazer algo a respeito.

Em A Deusa no Labirinto, Karen Soarele (A Joia da Alma) aborda a mais controversa das sociedades de Arton. Um farol de paz e progresso em um mundo selvagem, a civilização táurica alcançou a glória, mas a um custo terrível. Quando uma elfa decide agir contra este regime, desencadeia eventos que irão mudar para sempre o Império de Tauron, o Reinado de Arton e o próprio Panteão.

 


Irís Figueiredo – Céu Sem Estrelas 

 

 

Sinopse: Cecília acabou de completar dezoito anos, mas sua vida está longe de entrar nos trilhos. Depois de perder seu primeiro emprego e de ter uma briga terrível com a mãe, a garota decide ir passar uns tempos na casa da melhor amiga, Iasmin. Lá, se aproxima de Bernardo, o irmão mais velho de Iasmin, e logo os dois começam um relacionamento.
Apesar de estar encantado por Cecília, Bernardo esconde seus próprios traumas e ressentimentos, e terá de descobrir se finalmente está pronto para se comprometer. Cecília, por sua vez, precisará lidar com uma série de inseguranças em relação ao corpo — e com a instabilidade de sua própria mente.

 


Eric Novello – Ninguém Nasce Herói

 

6 de setembro, às 17h – mesa Distopia – Os Medos Reais que Alimentam a Ficção, na Arena #SemFiltro, com Bárbara Morais e Roberta Spindler.

6 e 7 de setembro, no estande da Companhia das Letras

 

Sinopse: Num futuro em que o Brasil é liderado por um fundamentalista religioso, o Escolhido, o simples ato de distribuir livros na rua é visto como rebeldia. Esse foi o jeito que Chuvisco encontrou para resistir e tentar mudar a sua realidade, um pouquinho que seja: ele e os amigos entregam exemplares proibidos pelo governo a quem passa pela praça Roosevelt, no centro de São Paulo, sempre atentos para o caso de algum policial aparecer.
Outro perigo que precisam enfrentar enquanto tentam viver sua juventude são as milícias urbanas, como a Guarda Branca: seus integrantes perseguem diversas minorias, incentivados pelo governo. É esse grupo que Chuvisco encontra espancando um garoto nos arredores da rua Augusta. A situação obriga o jovem a agir como um verdadeiro super-herói para tentar ajudá-lo — e esse é só o começo. Aos poucos, Chuvisco percebe que terá de fazer mais do que apenas distribuir livros se quiser mudar seu futuro e o do país.

 


Bárbara Morais – Trilogia Anômalos

 

 

06 de Setembro. no Café Literário numa conversa sobre distopias com o Eric Novello e Roberta Spindler. 

07 de setembro, às 13h, estande da Rico Editora autografando os livros físicos de Todas as Cores do Natal, com Vítor Martins e Lucas Rocha

E nestes dias se revezando entre os estandes da Plataforma 21 e Grupo Autêntica.

 

Sinopse: Ser levada para uma cidade especial não estava nos planos de Sybil. Tudo o que ela mais queria era sair de Kali, zona paupérrima da guerra entre a União e o Império do Sol, e não precisar entrar para o exército. Mas ela nunca imaginou que pudesse ser um dos anômalos, um grupo especial de pessoas com mutações genéticas que os fazia ter habilidades sobre-humanas inacreditáveis. Como única sobrevivente de um naufrágio, ela agora irá se juntar a uma família adotiva na maior cidade de mutantes do continente e precisará se adaptar a uma nova realidade. E logo aprenderá que ser diferente pode ser ainda mais difícil que viver em um mundo em guerra.

 


Carlos Henrique Abbud e Flávia Gonçalves – Alice Black – Princesinha do Inferno

 

 

De 1 a 5 de setembro, no estande da Editora Pendragon

Sinopse: Alice é roadie da Mell’s Angels, uma banda de rock iniciante, cuja estrela é sua irmã mais velha. Humilhada constantemente pelos integrantes, sua situação piora quando descobre que eles venderam sua alma em troca de sucesso imediato. Lançada no submundo, enquanto a banda desponta para o estrelato, Alice inicia uma louca jornada através dos perigos, descobertas, desafios, e – por que não? – encantos de um inferno totalmente rock and roll, governado por um Príncipe das Trevas que talvez nem seja tão terrível assim…

 


Thelma Miguel  –  Sem Casca

 

 

Maçã,
vermelha, quente
lábio e coração,
pecado de mulher
que seduz
desde o início…
de Eva até mim
e você que me vê.
Com faca afiada retira a pele
e a essência antes dela
se espalha.
Sua casca como
palavras sussurradas
são deixadas para que o tempo as leve
aos ouvidos
ao peito de quem as quiser…


#Eventos  


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!