MG: Evento do Dia do Quadrinho Nacional em BH tem entrada gratuita

26 de Janeiro de 2018 às 18:15 | Por

O dia do quadrinho nacional é dia 30 de janeiro, mas as comemorações em Belo Horizonte acontecem neste sábado, 27 de janeiro, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, na Praça da Liberdade. A data será celebrada com oficinas, palestras e uma feira de quadrinhos independentes

 

“O evento vai apresentar e promover um grande leque de artistas ao grande público. Mostrar que em Minas Gerais a produção de quadrinhos é constante, ininterrupta e para todos os gostos”, explica o organizador do evento e porta-voz da Representação de Quadrinistas de Belo Horizonte, Régis Luiz.

 

Diversos artistas mineiros marcarão presença no evento, vendendo revistas, livros, zines e desenhos originais e interagindo com o público. O evento acontece de 10 às 18 h e a entrada é gratuita. CONFIRME PRESENÇA!

 

——— Para quem não sabe, o dia do quadrinho nacional surgiu em 1984, onde a Associação dos Quadrinistas e Cartunistas do Estado de São Paulo instituiu a data, referência a primeira publicação de “As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte”, de Angelo Agostini, em 1869, obra pioneira dos quadrinhos no Brasil. ———

 

Confira a programação:

Oficinas

13h- Como Fazer Quadrinhos sem Ideias

Com Ricardo Tokumoto

15h- Erotismo no Quadrinho

Com Aline Lemos

17h- Como finalizar um projeto?

Com Gabriel Nascimento e João Belo

Palestras

Todas as palestras são gratuitas. Os interessados devem comparecer 30 minutos antes do início de cada palestra. A sala está sujeita a lotação.

14h- ​ Laboratório de Quadrinhos Potenciais​

Com Jão e participantes do encontro

15h- Ao Redor da História – Como Divulgar seu Próprio Trabalho

Com Flávia Denise, Raíssa Pena e Helen Murta

16h- Independente X Editora – Qual o melhor caminho?

Com Carol Rossetti e Laura Athayde

17h- Autobiografia e Quadrinho – A Nossa Experiência como Inspiração

Com Aline Lemos, Laura Athayde, Ricardo Tokumoto e Fabiana Signorini

Exposições

“Shut Up and Listen! HQ , Cinema e Animação”

Exposição do projeto multimidiático “Shut Up and Listen” do autor Daniel Bretas.

Uma obra desenvolvida para várias linguagens artísticas como Quadrinho, cinema e animação. A exposição é composta por reproduções impressas, desenhos e páginas originais do quadrinho, esboços, fotografias e anotações do roteiro do filme. Além de cartazes feitos por ilustradores e artistas gráficos convidados a integrar o projeto de divulgação do filme.

“A Arte do Desenho” – Acervo da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais

Desde os tempos mais remotos o desenho foi uma forma de conhecimento, sabedoria e até uma poética. A abordagem do desenho é complexa, por isso é difícil abrangê-lo nos seus diversos aspectos expressivos e na sua riqueza de possibilidades. A exposição convida o público a ampliar e aprofundar seus conhecimentos sobre o universo do desenho através da leitura dos livros em exposição.

 

 

 

Jornalista. Sonho em me tornar uma mistura de Lizzie Bennet e Tracy Whitney, tirando a parte fora da lei. Ler e escrever são o que mais gosto de fazer. Fico nervosa sem um livro na bolsa ou quando não acho caneta e papel quando a inspiração vem. Tenho sonhos a lá filme de Spielberg, ilusões amorosas por Mr. Darcy e obsessão por Harry Potter.