A quinta estação do ano e, os principais Festivais de Verão do Japão

Criado por -

Praticamente em todo mundo existem 4 estações certo? A primavera, o verão, o outono e o inverno. Isso mesmo! Quase em todo o mundo, pois na terra do sol nascente é diferente. No Japão existem 5 estações, isso porque o mês de junho é conhecido como a estação das chuvas. E somente em julho se começa de fato o verão japonês.

 

E, é no verão que acontecem os principais festivais de rua japoneses, com muita dança, música e, também muita comida. Os Festivais aconteceram pela primeira vez no período de agosto (Obon) como forma de homenagear os ancestrais. Hoje em dia acontecem em diversos lugares do mundo(inclusive no Brasil), como forma de homenagem ao Japão. Confira abaixo os principais festivais japoneses de verão (Natsu Matsuri):

 

JULHO

 

 Yamagasa Matsuri (1º a 15 de julho), realizado em Fukuoka, compreende uma corrida de 5 km com carros alegóricos enormes.

 

Tanabata Matsuri (Festival da Estrela – 7 de julho), é celebrado em todo o país, com intuito de lembrar a lenda chinesa que conta a história de duas estrelas, Veja (tecelão) e Altair (pastor), que se juntaram como amantes na Via Láctea. Os japoneses costumam escrever poemas de amor e pendurá-los em longas varas de bambu, decoradas com serpentinas.

 

Nachi no Hi-Matsuri (Festival do Fogo – 14 de julho), realizado em Nachi-Katsura, província de Wakayama. Consiste no acendimento de 12 enormes tochas que são carregadas pelos monges vestidos com mantos brancos, no santuário de Nachi.

 

Gion Matsuri (17 a 24 de julho), realizado em Kyoto, pode-se dizer que é o maior festival da cidade, e sua realização data do século 9º, quando as pessoas procuravam a proteção dos Deuses contra a peste mortal que assolava a cidade. O festival é de encher os olhos, com seus diversos carros alegóricos que desfilam pela cidade no dia 17 de julho.

 

Kangensai Music Festival (meados de julho e inicio de agosto), realizado em Miyajima, na província de Hiroshima. Consiste em um festival de música clássica e danças da corte, realizadas em barcos ricamente ornados no santuário de Itsukushima.

 

Tenjin Matsuri (24 e 25 de julho), realizado em Osaka, sua celebração se dá no santuário Tenman-gu, onde uma frota de barcos carrega santuários portáteis pelo rio Dojima acompanhada pelo som dos tambores japoneses.

 

Hanabi Taikai (último sábado de julho), realizado em Tóquio, com a queima de fogos de artifício no rio Sumida, próximo de Asakusa, revivendo as celebrações do período Edo.

 

AGOSTO

 

Neputa Matsuri (1º a 7 de agosto), realizado em Hirosaki, e Nebuta Matsuri, realizado em Aomori são festivais muito populares entre os Japoneses, a ponto de serem televisionados. Neles enormes figuras de papel machê pintadas e iluminadas são expostas em carros alegóricos que desfilam pela cidade.

 

 

Kanto Matsuri (4 a 7 de agosto), realizado em Akita, e consiste em uma prova para os homens, que se equilibram em enormes postes com lanternas penduradas nas suas costas, testas, queixo e quadris.

 

Sendai Tanabata (6 a 8 de agosto), realizado em Sendai, província de Miyagi. As ruas são enfeitadas com serpentinas coloridas e estandartes. Em alguns lugares é celebrado em julho.

  

Awa Odori (12 a 15 de agosto) realizado em Tokushima, Shikoku, ocasião em que toda a cidade se junta em uma comemoração para dançar e cantar. As festividades duram quatro dias e quatro noites. Originalmente a Festival foi criado para comemorar a construção de um castelo naquela região, por volta de 1587.

 

 Bon (Festival dos Mortos – 13 a 16 de agosto), realizado em todo o Japão, consiste em ritos religiosos ligados ao Budismo, sob a crença de que os espíritos dos mortos voltam ao mundo no verão, para visitar seus parentes e amigos. Então, em homenagem, os familiares limpam e decoram os túmulos em cerimônias familiares. Festas de dança se realizam à noite durante o período do festival.

 

 Daimonji Bonfire (16 de agosto), realizado em Kyoto, cinco grandes fogueiras são acesas no alto das colinas que circundam a cidade, marcando o fim do Bon, tudo seguido de danças.

 

SETEMBRO

 

Hachiman-gu Festival (14 a 16 de setembro), realizado em Kamakura, consiste em uma procissão de carros alegóricos, seguida por arqueiros a cavalo, no santuário de Hachiman-gu (o Deus da Guerra), atraindo uma multidão, para assistir às demonstrações de perícia dos arqueiros.

 


#Curiosidades   ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!