Resenha: Conto “Coqueluche” (Calendário de Histórias), de Douglas MCT

Criado por -

As dificuldades de um texto curto são inúmeras: como narrativa corrida, pouco detalhada, sem um desfecho. Douglas MCT contorna todos esses obstáculos ao apresentar um conto acurado e rematado. Simples, mas com um peso que se vale pela familiaridade com o sentimento presente.

 

A saudade em “Coqueluche”, conto de janeiro da série “Calendário de Histórias”,  se expressa em um cena cotidiana. Uma cozinha, fazendo a especialidade do seu falecido pai, uma mulher se vê envolta em lembranças e lamúria. É palpável a desolação sentida e o nostalgia presente.

 

O prato em questão é eisbein (joelho de porco assado cozido ou frito), peça fundamental na trama, já que além do que ele representa para a mulher, todos os acontecimentos rodeiam ele.  Como ocorrerá a recepção do prato pela família que se encontra reunida na mesma casa, mas, ao mesmo tempo é descrita com uma distância melancólica?  O questionamento acontece pela decisão da mulher de realizar mudanças na comida – “colocar bacon” – , conhecida e prestigiada por todos ali como sendo o prato de seu pai .

 

O por quê da iguaria escolhida é primeiramente justificada no prefácio, onde o autor, além de dedicar o texto ao falecido pai, revela que este era seu prato predileto e que a história serviu como forma de demonstrar tudo que Douglas estava sentido pouco tempo depois do falecimento.  O conto reflete toda essa tristeza, contudo, ainda expressa uma ideia de superação no sentido de crescer com o ocorrido. Lembrar do tempero incomparável, mas saber que acrescentar um novo ingrediente não é desrespeitoso, é simplesmente a forma da vida continuar.

 

 

 

O projetoCalendário de Histórias” está disponível exclusivamente na Amazon. A cada mês é lançado um conto, dos mais variados gêneros. Confira “Coqueluche” – Janeiro

 

Saiba mais

 


#Livro   ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!