Conhece as datas comemorativas do calendário nerd?

Criado por -

Você é daqueles que vive perdido nas comemorações? Gostaria de conhecê-las para não deixar passar em branco? Então essa publicação foi feita especialmente para você! Separamos aqui algumas datas comemorativas do Calendário Nerd para que todos possam aproveitar o ano ao máximo, assim como os próximos anos também.

 

Matéria sujeita a atualizações!

Caso tenhamos esquecido alguma data importante, diz aí nos comentários para que possamos atualizar.


 

JANEIRO

 

19 – Festival de Thor

O Deus dos Raios e Trovões na mitologia nórdica tem sua data comemorativa no primeiro dia 19 do ano. Durante a festa, intitulada Thorrablottar, as pessoas enchem os chifres de vinho ou cerveja e os passa de mão em mão para beber, todos pedindo força e coragem.

 

30Dia do Quadrinho Nacional

Aqui no MQN nós já contamos sobre a origem do quadrinho nacional [↑Quer saber mais? Clica no link acima. ↑]. A data foi escolhida por causa da publicação, lá em 1869, de “As aventuras de Nhôm Quim”, o primeiro quadrinho brasileiro.

 

FEVEREIRO

 

21 – Aniversário do The Legends of Zelda

A data marca o surgimento do primeiro jogo da franquia, lá em 1986. Ano passado o game fez 30 aninhos. No Brasil vários estados comemoram o #ZeldaDay todo ano. Mas o evento não tem uma data fixa, ele costuma acontecer no segundo semestre. Em 2014 nossa equipe compareceu ao evento e registrou tudo que aconteceu.

Zelda Day reúne fãs da franquia “The Legend of Zelda” em Ipanema

 

MARÇO

 

4 – Dia Internacional do Mestre de RPG

A data surgiu em dezembro de 2002 durante uma discussão em um fórum online e rapidamente se espalhou pela internet e pelo mundo. O dia escolhido faz homenagem ao aniversário da morte de Gary Gygax, que veio a falecer em 2008. Gary é o criador de Dungeons & Dragons, ou simplesmente D&D, o primeiro RPG de Mesa (Role-Playing Game) lançado em 1974 nos Estados Unidos.

 

14Dia do π (Pi)

Já falamos aqui no MQN sobre essa data [↑Quer saber mais? Clica no link acima. ↑]. Para resumir, Pi representa a razão entre o perímetro do círculo e seu diâmetro. Como aprendemos na escola que o valor de Pi é, aproximadamente, 3.14 e por isso comemoramos nesta data.

 

ABRIL

 

15 – Dia Mundial do Desenhista

Dia destinado a homenagear os profissionais e artistas que nos encantam com seus traços e criatividade. A data foi escolhida pela Associação Internacional das Artes (IAA) por ser o nascimento de Leonardo da Vinci.

 

23 – Dia Mundial do Livro

Data perfeita para comemorarmos a existência de obras tão lindas que nos fazem mergulhar em seus universos e nos proporcionam momentos inesquecíveis. Fãs de Harry Potter e Senhor dos Anéis, por exemplo, podem agradecer muito neste dia. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) criou a data para encorajar as pessoas a este hábito.

 

MAIO

4 – Dia de Star Wars

Neste dia se comemora uma das obras mais consagradas da cultura pop. A série, que surgiu pela primeira vez em 1977, atravessa gerações colecionando fãs de ficção científica pelo mundo todo. #StarWarsDay é celebrado nesta data por causa de um trocadilho com a famosa frase “May The Force Be With You” (“Que a Força Esteja Com Você”) que sonoramente lembra “May 4th” (4 de maio).

 

Fãs japoneses comemoram o “Dia de Star Wars”

9 – Dia do Goku Day

O #GokuDay é uma data comemorativa oficial no Japão. Foi escolhido assim porque, em japonês, o número 5 é pronunciado “go” (五) e o 9, “kyū” (九). Ao ler os números juntos temos, sonoramente, o nome do famoso guerreiro sayajin. Aqui no Brasil, mais precisamente em Curitiba, acontece a Marcha para Goku. O evento, que começou em 2014, tem como objetivo homenagear esse protagonista tão querido.

 

17 – Dia Mundial da Internet

Esta data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em janeiro de 2006. Seu objetivo é criar uma reflexão sobre as potencialidades e desafios das novas tecnologias na vida dos cidadãos.

 

25 – Dia da Toalha ou Dia do Orgulho Geek

Nesta data, lá em 1977, acontecia a première de “Star Wars IV – Uma Nova Esperança”, primeiro filme da franquia. Na mesma data os fãs da saga O Mochileiro das Galáxias resolveram homenagear o escritor britânico Douglas Adams, criador da série. Em seus livros a toalha é tida como item indispensável. #TowelDay No MQN já falamos algumas vezes aqui sobre a data confira abaixo.

Comemore o Dia da Toalha com o Mais QI Nerds!

Um guia para quem ainda não leu ‘O Guia do Mochileiro das Galáxias’

Mais QI Nerds responde porque hoje é o Dia do Orgulho Nerd

Comemore o Dia do Orgulho Nerd ou Dia da Toalha

Não tem o que fazer no Dia da Toalha? Don’t Panic!

 

JUNHO

18 – Dia da Imigração Japonesa

Em 1908, neste mesmo dia, o navio Kasato Maru desembarcou no Porto de Santos 165 famílias de imigrantes japoneses que vieram para trabalhar nos cafezais, na exploração de borracha ou nas plantações de pimenta. Como comemoração temos todos os anos, em vários estados, diversos eventos que tem como objetivo festejar a cultura japonesa. No Rio de Janeiro, por exemplo, acontece todo ano a Festa do Japão no Aterro do Flamengo que traz atrações como apresentação de taiko (tambores), artes marciais (judô, sumô, aikido e karatê), origami entre outras.

15ª Festa do Japão acontece esse final de semana no Rio

13ª Festa do Japão acontecerá este mês no Aterro do Flamengo

12ª Festa do Japão: Cultura nipônica invade o Rio de Janeiro

 

19 – Dia Nacional do Cinema Brasileiro

A data faz homenagem ao ítalo-brasileiro Afonso Segreto, primeiro cinegrafista e diretor do país, que capturou imagens em movimento da baía de Guanabara, Rio de Janeiro, em 1898. Existem ainda algumas pessoas que preferem celebrar no dia 5 de novembro por causa da primeira exibição pública de cinema no país. Seja em junho ou novembro, que tal aproveitar a data e chamar os amigos para uma maratona de filmes nacionais?

 

24- Dia Internacional do Disco Voador

Os Objetos Voadores Não Identificados (OVNIS), como é conhecido cientificamente, também possuem uma data especial no calendário. Ela foi criada a partir de um fato misterioso ocorrido no mesmo dia lá em 1947. O piloto americano Kenneth Arnold disse ter avistado nove OVNIS próximos à uma montanha em Washington. Poucos dias após, uma suposta nave alien teria caído no Novo México, estado norte-americano, e corpos de alienígenas teriam sido encontrados no local. O acontecimento ficou mundialmente conhecido como o Caso Roswell.

 

29 – Dia do Dublador

Graças a esses grandes profissionais tivemos a chance de assistir obras internacionais incríveis que marcaram a infância brasileira, como: Cavaleiros do Zodíacos, Sailor Moon, Cavalo de Fogo, Ursinhos Carinhos, entre muitos outros. Além de filmes e seriados, é claro! Hoje em dia até mesmo o mundo dos jogos está abrindo espaço para eles, o que nos permite aproveitar mais nossas experiências jogando.

 

JULHO

13 – Dia Mundial do Rock

 

25- Dia do Escritor

 

 

AGOSTO

15 – Dia da Informática

 

23 – Dia do Internauta

 

29 – Dia Internacional do Gamer

 

Lá em 2008 um grupo de revistas espanholas especializadas em games criou esta data comemorativa para homenagear todos os fãs de jogos. Sejam aficionados em luta, guerra, futebol, RPG, nintendistas, fãs do PlayStation ou daqueles joguinhos das redes sociais… Não importa! A data é para ser comemorada por todos os amantes de jogos.

 

 

SETEMBRO

13 – Dia do Programador

 

 

OUTUBRO

13 – Dia Mundial do Escritor

 

19 – Dia do Profissional da Informática

 

26 – De Volta para o Futuro Day

 

29 – Dia Nacional do Livro

 

31 – Dia das Bruxas

 

NOVEMBRO

5 – Dia Internacional do Cinema


#Curiosidades   ; ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!