Pela 1ª vez no Brasil, Monstra -Mostra oficial de Animação Portuguesa

Criado por -

A Monstra – Mostra Oficial de Animação Portuguesa, tradicional festival de filmes de animação realizado em Lisboa há 16 anos, acontecerá pela primeira vez no Brasil.

 

Com curadoria de Fernando Galrito, o festival acontece de 1º a 13 de novembro, na Caixa Cultural Rio de Janeiro. Os 34 curtas-metragens portugueses escolhidos são uma seleção de diversos estilos e técnicas, produzidos entre 1923 e 2015. A entrada é gratuita, com distribuição de senhas a partir da abertura da bilheteria.

 

A mostra é dividida em quatro programas: Históricos da animação portuguesa; Mistérios da noite e do dia; Viagens do céu e da terra; e A animação e o fado, com filmes premiados e inéditos no Brasil.

 

Entre os destaques, o primeiro filme de animação português, “O Pesadelo de António Maria” (1923), de Joaquim Guerreiro; o ganhador do Prêmio Especial do Júri no Cartoon D’Or de 1994, considerado o “Oscar” da animação europeia “Os Salteadores” (1993), de Abi Feijó e o filme português com mais prêmios nacionais e internacionais “História Trágica com Final Feliz” (2005), de Regina Pessoa.

 

O professor de animação curador e diretor artístico da mostra, o cineasta português Fernando Galrito ministrará a oficina Animação e Fascinação, especialmente para crianças a partir de seis anos, nos dias 2, 3 e 4 de novembro, às 15h. A oficina é gratuita e as inscrições devem ser feitas no site.

 

No sábado (dia 5), às 18h30, Galrito fará a palestra Cinema de Animação, da Tela à Galeria, sobre as outras possibilidades de uso da animação, desde o cinema, a dança, o teatro e a galeria de arte. No domingo (dia 6), também às 18h30, ele ministra uma masterclass de animação a partir dos seus filmes.

 

 

Serviço:
Monstra – Mostra Oficial de Animação Portuguesa
Data: 
1 a 13 de novembro de 2016 (terça-feira a domingo).

Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1 – Av. Almirante Barroso, 25, Centro. (Metrô: Estação Carioca) – (21) 3980-3815

Ingressos: entrada franca

Lotação: 78 lugares (mais três para cadeirantes).

Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h.


#Eventos   ; ; ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!