Douglas MCT e Glauco Silva falam sobre sucesso de Edgar Alan Corvo

Criado por -

Mistura do famoso e sombrio escritor Edgar Allan Poe com a essência do mais admirado detetive Sherlock Holmes, a HQ Edgar Alan Corvo (entendeu a referência do corvo né?), é a segunda publicação exclusiva do Social Comics, serviço de streaming de histórias em quadrinhos que está revolucionando o cenário brasileiro.

 

Escrita por Douglas MCT e desenhada por Glauco Silva, a primeira história, O Enigma do Pentagrama, tem tido uma ótima repercussão. A trama retrata Edgar Alan Corvo tentando desvendar os segredos de um misterioso pentagrama, após ser procurado por uma dançarina. O Objetivo é encontrar a escritura do cabaré e salvar o local de uma organização criminosa chamada  A Alcatéia, chefiada por Vito Lupone, O Poderoso Lobão ( já falamos sobre as referências?).

 

Douglas e Glauco, em entrevista exclusiva, contaram sobre como surgiu a parceria dos dois, sobre o futuro da série e ainda deram um recado a cerca do que os leitores podem esperar das aventuras do corvo detetive.

 

ent

 

 

Como surgiu a proposta de produzir uma HQ exclusiva para a Social Comics?

 

Glauco: Esse ano completo quatro anos sendo agenciado pelo Rascunho Studio, sempre respeitei a opinião dos editores em relação as mudanças e correções das HQs, mas em dezembro de 2015 eu estava cansado de produzir conteúdo apenas para as editoras e decidi que estava na hora de ter meu próprio personagem com liberdade total de ideias. Para isso, precisava de alguém que escrevesse profissionalmente, então lembrei do Douglas MCT. A princípio minha ideia era fazer um mangá, mas o Douglas me mostrou um caminho bem mais interessante. De cara, ele aceitou a parceria e sugeriu uma ilustração e uma página-teste para levar a CCXP 2015. Confesso que não esperava nada demais dessa tentativa, afinal eram apenas duas artes, mas para minha surpresa o Douglas conseguiu um contrato com a Social Comics e desde dezembro estamos trabalhando para apresentar um trabalho bonito e divertido!

 

Douglas: Eu tinha apenas alguns esboços disformes sobre um personagem detetive, para resgatar tipos de histórias que sempre gostei de consumir. Por isso, foi incrível quando o Glauco me procurou no final do ano passado, querendo fazer uma HQ em parceria comigo. Depois de algumas conversas, tive um insight e apresentei para ele. Horas depois, ele me mostrou como seria a cara dessa ideia e juntos começamos a construir o que hoje é o Edgar Alan Corvo. Na ocasião, também apresentei o projeto para o Social Comics, que anteriormente havia me dado abertura para propor uma HQ exclusiva para plataforma. Seguidos os devidos planejamentos, Edgar Alan Corvo foi oficializado num painel especial durante a CCXP 2015, ao lado de outros grandes títulos, o que gerou uma excelente repercussão desde o começo.

 

É a primeira parceria dos dois ou já realizaram juntos trabalhos anteriores? Se é a primeira, como ela surgiu?

 

Glauco: Desde 2009 que o Douglas vem mantendo contato comigo e tentando uma parceria. Durante esses sete anos eu sempre estive muito ocupado com trabalhos fixos e HQs para o mercado internacional, mas agora finalmente essa parceria aconteceu!

 

Douglas: É a primeira vez que trabalhamos juntos. Eu já havia tentado uma parceria com o Glauco no passado, mas a agenda dele não colaborava. Os ponteiros se ajustaram e então ele veio me procurar em dezembro de 2015, quando eu também tava disponível pra um novo projeto. Tudo se alinhou e deu no que deu, o projeto aconteceu.

 

Ao ler o título da HQ, é fácil perceber a referência a Edgar Allan Poe e um de seus maiores sucessos, O Corvo. Como ocorreu de o protagonista contar com tais referências e quais outras serviram de inspiração para a criação da história?

 

Douglas: Eu lembro de ter ficado muito exaltado quando tive o insight para o título da HQ, porque me ocorreu de súbito e eu percebi que era ideal. Quando falei para o Glauco, ele pirou. A mesma reação impactante ocorreu com outras pessoas próximas a nós, e então investimos nesse título. A inspiração inicial foi o Poe, sim, e também sua literatura e algumas de suas famosas histórias, que de maneira indireta, estarão presentes de algumas formas nas nossas histórias. Sherlock Holmes, Dick Tracy e detetives pulps da literatura dos anos 30 também nos serviram de base, mas não somente. Coloque na mistura nossa paixão por DuckTales (obra máxima do cartum ideal no nosso ponto de vista), e também Scooby-Doo, Buffy e algumas versões detetivescas do Mickey.

 

“O Enigma do Pentagrama” é o primeiro grande caso de Edgar Alan Corvo. Vocês já tem em mente quais as próximas aventuras do detetive?

 

Douglas: Sim, temos pelo menos mais seis histórias planejadas para o futuro da série, e outras 20 possibilidades somente anotadas. Uma delas, mais recente, emocionou o Glauco. Ele ficou tão apaixonado pela trama e pelas sensações que ela pode transmitir, que queria desenhá-la imediatamente. Isso, mais uma vez, me mostrou que estou no caminho certo, mas combinei com ele de deixarmos ela como quarta HQ, temos outras duas que são importantes de acontecer neste momento e aquela, mais emotiva, necessitará de maior experiência do Edgar como detetive pra lidar com o caso – e pra isso, ele precisará dessas duas histórias anteriores. Aliás, a HQ 2 já está em andamento, e posso adiantar que envolverá um circo, um coelho e um novo vilão que via surgir dessa loucura toda.

 

 

Como é realizado o processo de criação da HQ?

 

Glauco: É bem organizado, afinal ambos somos perfeccionistas e isso ajuda muito. Primeiro, o Douglas desenha todo o storyboard do roteiro. Em seguida, ele escreve um resumo do que acontece em cada página, e por fim os diálogos de cada página. Tudo isso vem pra mim depois. Eu faço o lápis, que é aprovado por ele, e então parto pra arte-final e cores, com o Douglas acompanhando cada passo e me dando toda liberdade pra alterações coerentes de ângulos, poses e enquadramentos. Os balões também são desenhados por mim, o trabalho é todo digital. O Douglas faz o letreiramento por último e também a diagramação da HQ. A comunicação também é um fator muito importante, o Douglas é bem insano com suas ideias e eu adoro isso!

 

 

Poderiam deixar um recado sobre o que os leitores podem esperar das aventuras do corvo detetive?

 

Glauco: Chegou a hora de mostrar pro público que podemos ter uma HQ com o nível Disney e DuckTales, com muita coisa a ser explorada. Estou me divertindo muito desenhando e meu desejo é que quem leia também se divirta tanto quanto eu!

 

Douglas: “O Enigma do Pentagrama”, a primeira HQ de Edgar Alan Corvo, vem tendo uma excelente repercussão no Social Comics, em menos de um mês da estreia, o que nos norteou sobre quais caminhos continuar seguindo. Por isso, posso garantir histórias mais divertidas, cativantes, intrigantes e com mistério e bom humor na medida, mas nunca exatamente igual a outra, apresentando situações e contextos diferentes pra esse universo de personagens, que aprendi a amar. Vem muita coisa por aí, e fiquem de olho nos segredos página a página!


#Quadrinhos   ; ; ; ; ; ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!