Resenha: ‘Viver é a melhor opção – A prevenção do suicídio no Brasil e no mundo’

Criado por -

Tema delicado e complexo, por muitas vezes subjugado ao silêncio que gera dor, consternação, dúvidas e receios. Condenável por muitas crenças. A prevenção do suicídio e a abordagem central do livro ‘ Viver é a melhor opção – A prevenção do suicídio no Brasil e no mundo’, do jornalista André Trigueiro.

 

O complexo de informações coletadas ao longo do livro evidência a necessidade da prevenção do suicídio no mundo, e mostra mecanismos sociais que podem caracterizar comportamentos que levem ao autoextermínio. Um problema grave que afeta a todos nós. Temos inúmeros exemplos de expoentes artistas que infelizmente romperam num trágico fim recorrendo ao suicídio.

O livro é antes de tudo um alerta que promove uma discussão sobre o tema, além de contextualizar o suicídio – como um problema de saúde pública – que pode ser influenciado por diversos fatores entre eles sob o manto angustiante da depressão, melancolia, desânimo e tristeza. A importância da obra se dá a partir da proposta de diálogo sobre o assunto e o desenvolvimento de uma comunicação mais efetiva e extensa ampliando o combate, prevenção e conhecimento de todos .

 

Tendo como princípio ‘a informação a serviço da vida’ para ajudar a quem se encontra em súplica com suas dores íntimas, afinal de contas todos nós passamos por momentos de sofrimento, dor e falta de coragem para enfrentar uma série de problemas, alguns resgatam suas forças intrínsecas para continuar a caminhada da vida, outros necessitam de ajuda ao longo dessa caminhada.

 

Falar sobre o tema não é uma tarefa fácil, mas necessária para que todos se mantenham informados e dispostos a ajudar um amigo, familiar ou desconhecido para fortalecer o amor a vida e ao equilíbrio do corpo, mente e espírito. É preciso reflexão e esclarecimento e antes de tudo vontade de ajudar em todos os âmbitos da sociedade.

 

Um dia desses vi uma postagem no Facebook: que fazia um relato sobre uma professora, jovem, que a partir de várias pressões sofridas e longas jornadas de trabalho, entre outros fatores sofria uma depressão profunda que a levou ao autoexterminio. E, quantos outros casos nós conhecemos, porém nada de efetivo e feito ou realizado.

 

Sentimentos como integrar, acolher  e escutar são de profunda necessidade em qualquer tempo. Num mundo de profusão tecnológica e comunicação avançada que produz também o isolamento como fuga de uma dor solitária. Há quem procure raízes, identidade, ser ouvido e atendido em seu pedido de socorro latente.

 

A natureza humana e diversificada e cada um de nós é um universo particular com seus turbilhões de emoções, desejos, anseios, sonhos, ideologias, fracassos e dores. Esse é o caminho da evolução e da transformação seguir mediante aos obstáculos da estrada. O livro ‘ Viver é a melhor opção – A prevenção do suicídio no Brasil e no mundo ‘ é um grito de amor pela vida e não se restringe a fazer condenações, pelo contrário e ferramenta de ajuda para que as pessoas sejam amparadas e consigam enxergar a beleza da luta pela vida. Se ao longo da caminhada a paisagem parecer densa e dolorosa podemos sim ultrapassar e encontrar mais a frente um horizonte iluminado que nos proporcione um renascimento.

 

Somos todos viajantes desse tempo. Que tal fazer dessa experiência um ato de caridade, fraternidade e reciprocidade. A propriedade mais valiosa que nos cerca e a multiplicação do amor e do bem e juntos podemos combater os problemas que se apresentem ao longo da jornada.

Portanto, fica aqui o desejo pela luta em favor da vida!


#Livro   ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!