Artigo: Um dia na ‘”Comic Con Experience 2015″

Criado por -

Certamente o maior e mais relevante evento nerd, geek e de cultura pop do Brasil, a Comic Con Experience aconteceu nos dias 3, 4, 5 e 6 de dezembro, em São Paulo. Compareci no dia 5, sábado e farei aqui meu pequeno relato sobre como foi a tal experiência na feira.

 

Cheguei por volta das 12 horas e já fui surpreendida pela construção de um novo estacionamento, agora amplo e coberto e com sistema de pagamento eletrônico que evitou a imensa fila ao final do evento. Entrei sem dificuldades, o que também diferenciou a edição 2015 da anterior, onde encarei três horas aguardando no sol. Todo o percurso até a entrada recebeu cobertura, salvando muitos cosplayers no momento em que a chuva caiu torrencialmente.

 

Os estandes também contaram com atrações diversificadas. Trajes de filmes como Batman vs. Superman e os clássicos Vingadores estavam lá, assim como várias opções de colecionáveis e action figures. As editoras também marcaram presença, com títulos voltados ao público jovem e nerd. Estandes de jogos como Halo, tinham filas quilométricas de gamers esperando uma chance para experimentar os lançamentos.

 

Como de costume, estava com meu cosplay, este ano de Supergirl. Me preparei com antecedência para participar do concurso de cosplayers, cuja inscrição deveria ser feita até as 15 horas. Porém, ao chegar por volta das 13h, não havia mais vagas. Faltou aos organizadores divulgarem que haveria um número máximo de inscritos. Entretanto, como um amigo meu se apresentaria, acompanhei os desfiles. Posso dizer que os cosplayers impressionaram pela qualidade, variedade e criatividade. Após o desfile, foi feita uma parada com todos os cosplayers, liderada pelos Cavaleiros de Ouro. Foi sensacional! Demos muitas e boas risadas enquanto andávamos por todo o pavilhão. É interessante o quanto se pode fazer boas amizades em eventos como a Comic Con. Fui acompanhada do meu marido e de um casal de amigos que conhecemos no evento do ano passado e se tornaram grandes companheiros.

 

Os convidados internacionais também marcaram presença e foram, em sua maioria, muito simpáticos e bem recebidos. Destaque para Misha Collins e Terry Crews, divertidíssimos. As locuções dos avisos feitas por dubladores de animes famosos como Dragon Ball, CDZ e outros nos surpreendiam a cada instante durante o dia.

 

Com a chuva caindo pesada sobre o local, já era de se esperar uma queda de energia. Foi exatamente o que aconteceu no início da noite. Embora tenha causado certo receio, a escuridão não foi plena e durou apenas alguns minutos.

 

Alguns problemas de infraestrutura ainda atrapalham o evento, o que já é corriqueiro no país, como em Bienais e exposições de grande porte. Porém, se em 2014 ainda havia dúvidas quanto ao sucesso da realização de uma Comic Con brasileira, 2015 definitivamente sanou qualquer uma delas. Ficam as boas lembranças e a esperança de que os pontos negativos sirvam de exemplo para melhorias no ano vindouro.

 

Os nerds, geeks, cinéfilos, gamers e todos que apreciam boas leituras, filmes, animações e fantasia vieram para ficar e tomar orgulhosamente seu lugar! E, um recado para os pseudojornalistas que compareceram ao evento para ridicularizar as pessoas presentes: se para vocês é incompreensível um grupo de pessoas do bem se reunirem para falar, ver e vestir aquilo que gostam, repensem seus conceitos e aprendam a no mínimo, agir com imparcialidade, e caso seja possível (pois a carência de bons valores em alguns é imensa), com o respeito que todo e qualquer ser humano merece e exige.

 

O sentimento que permaneceu após a Comic Con Experience foi saudade, mas que cheguem as próximas edições. Estaremos aguardando!

 

Martha Ricas

Autora do livro “Querubins A Sentença da Espada” e Super Girl nas horas vagas!

 

Este slideshow necessita de JavaScript.


#Eventos   ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!