Marismar Borém fala sobre a HQ “Anna Cabelos de Vento”

Criado por -

Anna é uma menina de cabelos longos e ondulados que tinha muitos desejos, o maior era ser igual ao vento. Ela poderia voar como vento? Poderia realizar seu sonho? O que seria preciso para isso? São essas as perguntas que são respondidas na HQ “Anna Cabelos de Vento”, de Marismar Borém e Alexandre Cardoso, que com uma narrativa interativa aproxima o narrador do leitor.

 

“Como ensina o mestre  Walt Disney: “Se você consegue sonhar algo, consegue realizá-lo”.”, parafraseia a quadrinhista em entrevista ao Mais QI Nerds ao falar sobre os desejos da personagem. Borém ainda contou detalhes sobre o processo de criação da HQ, porém fez mistério quanto seus próximos projetos.

 

IMG_20151105_194615

 


Como surgiu a ideia da HQ?

 

Esta história necessitava de uma dinâmica entre texto e imagem. A personagem principal deveria ser cativante, meiga divertida e sensível. As imagens  também  deveriam escrever,  “imagens em ação.” O melhor formato era ideia da HQ.

 

Como surgiu a parceria entre vocês?

 

Há algum tempo venho tendo aulas de ilustração e pintura digital  com o artista  Alexandre Cardoso. Ao longo do tempo começamos a sonhar com novos projetos,  de texto e imagem. Não faltou oportunidade, quando escrevi a narrativa apresentei ao parceiro,  a sua ilustração seria  perfeita.

 

Como aconteceu o processo de criação (roteiro e arte) da HQ e quanto tempo durou?

 

Foi um momento muito intenso e de verdadeira sintonia. Após  escrever o texto e enviar para revisão a ilustração foi o melhor momento. Realizamos o esboço das páginas, cores, e… em uma semana o ilustrador fez uma imersão nas arte da personagem. Pronto,  o projeto estava quase finalizado.

 

A HQ será única ou terá mais volumes?

 

Desejamos outras aventuras com Anna Cabelos de Vento e com certeza teremos novos personagens, também em outros formatos.

 

Como e quando começaram a trabalhar com quadrinhos?

 

u comecei a pouco tempo, através de um curso realizado com o quadrinista Ricardo Tokumoto. O Alexandre Cardoso já está há mais tempo trabalhando com HQ.

 

Quais outros trabalhos tem em desenvolvimento ou publicado?

 

Estamos desenvolvendo uma outra revista, uma personagem também semelhante à Anna. Elas são apaixonadas pela natureza e aprendem muito com esta mestra.

 

Publicado tenho uma coleção infantil “As Descobertas de Pedrinho”, volume 1 e 2,  o livro “A árvore de Julinha”, e o meu primeiro livro ilustrado “Bia e o brinquedo do lado de lá.”

 

Alexandre é um artista com bastante história para contar. Já ilustrou diversos livros infantis. Em 2013 publicou pelo Estúdio Black Ink sua primeira HQ, Sileno – O demônio da floresta.

 

Já tem em mente projetos futuros?

 

Sim.  Muitos sonhos estão voando,  voando… logo irão  pousar.

 

Quais características acham fundamental na criação de um personagem?

 

O afeto e a diversão. O personagem deve vincular de alguma forma com o leitor, criatividade é fundamental. Se o protagonista movimentar pensamentos e sentimentos do leitor, ganhamos a história.

 

IMG_20151111_151004

 

A HQ pode ser encontrada para compra na livraria Asa de Papel e no Estúdio Black Ink

 


#Quadrinhos   ; ; ; ; ; ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!