Entrevista: P.J. , a mente por trás da HQ ‘Carnívora’

Criado por -

Juntando uma trama de terror ambientada em um típico cenário carioca, representado pelo local fictício Morro da Caveira, a HQ ‘Carnívora’ chegou este mês às livrarias.

 

A mente por trás da HQ é Péricles Junior, responsável tanto pela ilustração quanto pelo roteiro. PJ  tem uma longa lista de feitos em quase uma década trabalhando profissionalmente na área, alguns no exterior, como o caso de trabalhos para a Legendary Comics e Dark Horse Comics. “Pessoas e suas escolhas. Suas motivações e reações. Acho que essas facetas humanas sempre serão as principais inspirações”, disse o quadrinhista em entrevista ao Mais QI Nerds.

 

O início de PJ nos quadrinhos foi através de publicações autorais na internet, como ‘Fox Patrol’ e ‘SweetJane’. Porém, de forma impressa Carnívora é seu primeiro trabalho. Sobre o financiamento que possibilitou a publicação da HQ, Péricles Júnior diz ser de grande valor: “Acrescenta muito. É uma forma não só de fortalecer o nosso mercado, mas promover o nosso amadurecimento artístico e profissional”, disse.

 

Com experiência em trabalhos no exterior, como já mencionado, ele respondeu acerca da diferença entre o mercado norte-americano e brasileiro:  “É  fator “salário”. No mercado norte-americano é um oficio. Lá existe uma indústria com uma rotatividade gigante. Você enxerga um norte profissional. Não é apenas “fazer o que eu gosto”. No Brasil ainda estamos no “faça você mesmo”. Então é escrever, desenhar e depois se virar pra publicar. Ainda assim está melhor do que há 10 anos. Hoje temos ferramentas como o financiamento coletivo que ajuda muito o artista. E hoje nossos quadrinho não perdem em nada pra publicações estrangeiras. Temos histórias tão boas quanto em qualquer lugar do mundo, mas ainda temos um longo caminho até que isso se torne uma fonte de renda genuína para os artistas”.

 

Teaser-Carnivora_PJ-300x424

 

Tendo ele mesmo encontrado sucesso em publicações online, com a webcomic ‘Muito Prazer Lia’, o quadrinista observa a propagação de tais iniciativas no Brasil, cada vez mais comuns. Ele disse que acha ótimo o crescimento de trabalhos do tipo,porém faz uma ressalva, “Se for de logo prazo, como uma série”.

 

“A internet é uma campo muito vasto e a timeline é algo corrente demais. Então quando você lança uma one-shot, por exemplo, ela precisa ser boa pra se espalhar rápido e alcançar o maior número de pessoas possível, pq depois tende a desaparecer muito rápido. Já uma série não, ela sobe constantemente nas atualizações ajudando a ficar fresca na cabeça do leitor”, explicou.

 

O Mais QI Nerds aproveitou a entrevista para pedir que PJ deixasse um recado para aqueles que desejam iniciar nos quadrinhos: “Desenhe, desenhe e desenhe. Não tem outra forma de melhorar se não praticando. E se você quer isso como meio de vida, pense em administrá-la como tal. Tenha objetivos, prazos e acima de tudo, acredite!!!”

 


#Quadrinhos   ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!