Entrevista com Bianca Carvalho, autora da “Trilogia das Cartas”

Criado por -

Autora de seis livros entre eles quatro publicados pela editora Era Eclipse, sendo eles, “Trilogia Das Cartas” (“Jardim de Escuridão”, “Versos Sombrios” e “Sabores Mortais”), e o mais recente “Horas Noturnas”, Bianca Carvalho em entrevista exclusiva ao MAIS QI NERDS.

Falou um pouco TRILOGIA DAS CARTASo processo de criação de seus livros além de dar dicas para aqueles que desejam iniciar na carreira literária, deu detalhes sobre sua última obra. “Horas Noturnas veio quando eu estava lendo uma sucessão de livros de época e comecei a desejar escrever uma história também ambientada em um século passado”, revelou.

Confira a entrevista na íntegra:

MAIS QI NERDS – Quando e como começou a escrever?

BIANCA CARVALHO – Com 14 anos escrevi meu primeiro livro. Desde então não parei mais. Sempre fui incentivada a ler, e creio que isso me estimulou.

Conte um pouco sobre a história de “Horas Noturnas”

HORAS NOTURNASHoras Noturnas é um suspense romântico épico, onde a mocinha principal ajuda o pai, detetive, em suas investigações. Tudo isso no século XIX. O caso da vez  está relacionado a um assassino que deixa charadas com citações de Edgar Allan Poe junto dos corpos de suas vítimas. Para ajudar Maryanne e seu pai, surge um homem misterioso, mascarado, que caça assassinos e os mata com requintes de crueldade. E, inevitavelmente, acaba se apaixonando por Maryanne.

Como surgiu a ideia do livro? 

Sempre é muito complicado responder a essa pergunta, porque, pelo menos para mim, as ideias vêm de forma bastante inusitada. Pode ser por causa de um filme, de uma música. Horas Noturnas, por exemplo, veio quando eu estava lendo uma sucessão de livros de época e comecei a desejar escrever uma história também ambientada em um século passado. O enredo foi tomando forma aos poucos. Demorei meses até começar a realmente pensá-lo como um livro.

Como foi o processo de criação?

Eu escrevi Horas Noturnas para um desafio chamado NaNoWriMo, que acontece sempre nos meses de Novembro, onde os participantes precisam escrever no mínimo 50.000 palavras de um livro. Foi minha segunda participação, porém, a primeira bem sucedida. Ou seja, o ritmo de escrita foi alucinante. Mas, assim como em todos os livros que escrevo, criei um roteiro, ficha de personagens e só depois iniciei a escrita.

O que você acha do mercado nacional?

Acho muito restrito para os autores nacionais. A grande maioria dos livros publicados por aqui vem lá de fora, por enquanto. Acho que está mudando, e é algo que se vê nas livrarias. Já temos muitas obras brasileiras em destaque, muitas boas editoras publicando escritores daqui. Mas ainda há muito preconceito; aquela velha história de que o que é de casa nunca é bom.

Qual a dica que dá para aqueles que desejam escrever seu primeiro livro?

Primeiro de tudo, tenham uma boa história. Ouço muitas pessoas dizendo que têm o sonho de escrever um livro, mas não fazem ideia do enredo.  Escrever não é um desejo que surge do nada. A história, sim. Ela tem que vir primeiro do que a vontade súbita de ser escritor. Depois, leiam muito. Enriqueçam seus vocabulários, conheçam novas palavras, leiam livros exatamente sobre processo criativo e escrita criativa. Antes de sentar com a cara no Word, tenham a história estruturada, capítulos elaborados em roteiros, personagens idealizados. Depois de pronto? Revise 20 vezes se necessário. E depois, prepare-se para trabalhar MUITO divulgando!

Os livros de Bianca Carvalho estão disponíveis para venda no site da editora Eclipse: http://eraeclipse.lojaintegrada.com.br/


#Livros   ; ; ; ; ; ; ; ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!