“Tools Challenge”: Entrevista com o quadrinhista Max Andrade

Criado por -

O que começou com pouca pretensão, apenas como forma de evoluir e testar o desenvolvimento da arte do ilustrador e quadrinhista Max Andrade, tomou maiores proporções e ao conquistar público, a HQ “Tools Challenge” conseguiu ser publicada em formato impresso, o maior desejo de quem trabalha na área.

 

A ideia da HQ surgiu quando o desenhista trabalhava em um depósito de ferramentas como estoquista, onde ficou por quatro anos rodeado por elas. Lá, a história de Raion começou a criar forma. O enredo se passa em um mundo onde cada pessoa nasce com uma ferramenta. Algumas pessoas nascem com ferramentas especiais, chamadas “série ouro” e não podem viver mais de 15 anos longe delas. Raion nasceu com este tipo de ferramenta especial, mas teve ela roubada quando nasceu. Agora ele está prestes a completar 15 anos e descobre o paradeiro de sua ferramenta de nascença.

 

Por conta do inicio da criação de “Tools Challenge” ter apenas a intenção de ampliar os conhecimentos do quadrinista, o processo de criação da HQ sofreu muitas mudanças. “No geral, atualmente eu procuro anotar todas as ideias legais que surgem e depois monto um resumo do que quero contar por capítulo. Qual deve ser o climax e etc. Depois defino os detalhes (sempre escrevendo) e parto pro storyboard. Mas como disse, sempre muda”, explicou Andrade.

 

Além da versão impressa, a HQ apresenta uma online, o que o quadrinista considera uma boa forma de divulgar o seu trabalho e alcançar mais pessoas. Porém, ele esclarece as dificuldades desse tipo de publicação. “A versão impressa só existe porque a versão digital gerou uma quantidade boa de leitores. Apesar disso, ganhar com a HQ digital ainda é bem difícil por aqui. O retorno financeiro vem praticamente só com o impresso”, disse.
Trabalhando na área desde os 16 anos, Andrade considera o mercado de quadrinhos nacional pequeno porém crescente. “O alcance dos autores no geral ainda é pequeno, é difícil se sustentar só com isso, mas eu acredito que cada vez mais as portas estão se abrindo”, ressaltou o quadrinista.

 

Além da HQ, ele participou ainda de outras cinco coletâneas de quadrinhos. Todas, incluindo a “Tools Challenge”, podem ser adquiridas no link da loja do site do quadrinista. Além disso, ele disse estar trabalhando em outro projetos, contudo faz suspense. “A única coisa que posso revelar é que o Tools Challenge 3 está sendo feito e será lançado no FIQ (Festival Internacional de Quadrinhos)! Pelo menos eu espero conseguir acabar até lá”.

 

 

leia1leia2


#Quadrinhos   ; ; ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!