‘A Ordem’: Conheça Denilson Reis, criador de ‘Bruce, O Exterminador’

Criado por -

“Iniciado” no mundo dos quadrinhos através do cinema, Denilson Reis diz que fazer quadrinhos para ele é diversão, um hobbie levado muito a sério. Tão a sério que ele hoje em dia, é um dos coordenadores de a Quadrante Sul Comics, um selo de quadrinhos independente. Além disso, seu personagem ‘Bruce, O Exterminador’ é um dos heróis de ‘ A Ordem’ , projeto que busca reunir super heróis brasileiros em uma história incrível. Para isso uma campanha no site catarse  foi criada.

 

Como começou o seu interesse por quadrinhos?
Na década de 1980 assisti ao filme ‘Conan, O Bárbaro’. Fiquei maravilhado com o universo alí retratado. Depois descobri que Conan era publicado em quadrinhos e passei a me tornar leitor das HQs. Estas HQs vinham, além da revista própria, “A Espada Selvagem”, em outras revistas conjuntas com heróis Marvel. Como comprava as revistas acabava lendo também as outras HQs. Tomei gosto e me tornei colecionador. Logo descobri os fanzines e me tornei fanzineiro e um apreciador do quadrinho nacional, lendo muito terror e ficção-científica. A partir daí, comecei a criar meus personagens e escrever roteiros para HQs que publicava no meu fanzine Tchê, que edito desde 1987, ou na revista Quadrante Sul.
Como foi o início da sua carreira como quadrinista?
Não tenho uma carreira como quadrinhista, sou professor de História e trabalho na rede pública do estado do RS. Fazer quadrinhos para mim é uma curtição, coisa que comecei a fazer para mostrar minhas criações aos amigos que acompanhavam meus fanzines. A coisa virou um hobby que levo muito a sério, editando meus fanzines e duas revistas impressas em gráfica, a Quadrante Sul e Peryc, O Mercenário.
Como você entrou no projeto de A Ordem?
Troquei publicações com o Elenildo (Lopes) e passei a acompanhar os projetos dele via redes sociais. Quando vi o anúncio de um projeto reunindo heróis nacionais, achei fantástico e não deixei passar a oportunidade de incluir um de meus personagens nesta aventura. Assim, fiz contato com o ele e me coloquei a disposição para participar e ajudar dentro do possível.
Conte um pouco mais sobre o personagem
Bruce, O Exterminador foi criado em 1987. Naquela época eu era um jovem que vivia nos cinemas assistindo filmes de ação estrelados por Arnold Schwazenegger e Silvester Stanole. Quando comecei a escrever minhas HQs, esta foi a influência que tinha no momento. Assim, Bruce é um herói de ação, mas não tem nenhum super-poder ou mutação, apenas suas habilidades físicas e intelectuais. Note que o nome dele também é uma homenagem a um badalado super-herói que também não tem super-poderes. A diferença é que Bruce, O Exterminador não usa uniforme. Ele combate a criminalidade por conta própria, um justiceiro urbano, mas não trabalha para qualquer tipo de organização governamental ou paramilitar. Faz justiça em nome dos que vivem na periferia sofrendo com o descaso dos governos e dos militares.Bruce não é uma criação específica para ‘A Ordem’. Mas o projeto poderá dar uma visibilidade maior ao personagem que hoje é publicado na revista Quadrante Sul com arte do mestre Júlio Shimamoto.
Quais outros projetos está trabalhando?
Meus projetos estão associados a Quadrante Sul Comics, um selo de quadrinhos independente coordenado por mim e Alex Doeppre. Neste selo editamos as revistas Quadrante Sul e Peryc, O Mercenário, além de uma dezena de fanzines de várias temáticas (quadrinhos, cinema, poesia, rock, blues e protestos). Também iniciamos uma parceira com a Atomic Editora onde lançamos o álbum “Sombras –  Completo” de Júlio Shimamoto e para 2015 vamos publicar o álbum “Brakan” de Mozart Couto. Para conhecer mais nossas publicações é só acessar o blog do Fanzine Tchê (http://tchezine.blogspot.com.br).

#Quadrinhos   ; ; ; ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!