Crítica: Christopher Nolan aposta em ficção científica emotiva

Criado por -

“Interestellar”, ficção científica de Christopher Nolan, não desaponta,  mas após tantos filmes sobre salvar o mundo e  viagens ao espaço encontrou no cinema um público mais exigente. Percebemos um filme feito em três fases, a primeira, mais arrastada tenta contextualizar o período em que a Terra está e as dificuldades que está passando, em outra, a esperança, a busca pela única solução possível e a última, o ápice se apresenta em uma reviravolta e uma série de conexões das pontas soltas por toda a história.

i2

O interessante e, em que o filme peca é no mesmo ponto, no começo  por motivo de contextualização e na tentativa, válida, de dar mais realismo a história por conta da “fidelidade científica”, se gasta muito tempo em explicações. Mas como nem todo mundo é cientista, explicações necessárias, mas que acabam por deixar mais lento. Foi na terceira parte, cuja a “imaginação” de Nolan junto com o irmão, Jhonatan Nolan, ficou mais aflorada que é de onde surgem as críticas. Como acrescentar realismo a um ponto ainda não desvendado até mesmo pelos cientistas? Neste ponto, até mesmo os dois tiveram o tato de colocar propostas cabíveis, baseadas em ciência real, a maioria ainda não comprovadas e ainda muito complexas para o entendimento de todos.

INTERSTELLAR

Outro ponto explorado pelo filme é a reação de uma pessoa em momentos de pressão ou em busca de sobrevivência,mas serviu para  humanizar os personagens, e fazer o público rezar para que a NASA real selecione melhor com quem trabalha . Os personagens apareceram como simples elementos secundários de uma história maior, não causando aproximação com o público e nem conseguindo entrelaçar  reais relações na história, mesmo com o destaque de relacionamento de pai e filha . O filme quase caiu na pieguice em cenas onde em vez de sentimentalismo era necessário um ato de coragem, e a “força” do amor acabou por diminuir a oportunidade de o filme se tornar um épico.

WVE.1280x720

A estética visual do longa é impecável, fazendo jus a produções anteriores do diretor,  e a trilha sonora, assinada pelo compositor Hans Zimmer, que já havia trabalhado com Nolan em A Origem (Inception) em 2010, consegue transmitir emoção e aflição nas horas certas.


#Cinema   ; ; ; ; ; ; ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!