Crítica: ‘Kiki, a Aprendiz de Feiticeira’ um dos clássicos de Myiazaki

Criado por -

A autora que vos fala assistiu um dos filmes do grande Myiazaki   ‘Witch´s Delivery Service‘ ou como foi traduzido aqui no Brasil ‘Kiki a Aprendiz de Feiticeira’ (não confundir com Sabrina A Aprendiz de Feiticeira) foi lançado em 1989 e foi o quarto filme que o estúdio Ghibi produziu com o Myiazaki.

 

Agora vamos as considerações desta autora, se você ainda não viu esse filme então não leia esta matéria (ou leia , não temos poder nenhum sobre você e suas escolhas).

 

A historia nos mostra Kiki , uma aprendiz de feiticeira , que aos 13 anos tem que sair de sua casa e partir em uma viajem para aprimorar os seus poderes. Uma comparação meio tola que a autora faz é o fato de que Kiki inicia essa jornada aos 13 anos (pois é a tradição das bruxas), e na religião judaica aos 13 anos meninos e meninas já são considerados adultos.

 

Cena de 'Kiki a Aprendiz de Feiticeira' (Imagem: divulgação)

Kiki voa em sua vassoura mágica ao lado de seu companheiro Jiji, um gato preto. E ambos chegam a cidade portuária de Koriko, uma cidade onde não se vê uma bruxa à muito tempo.

 

Ao chegar na cidade,Kiki encontra pessoas que não gostam muito de bruxas (ainda bem que ela não é como a Wicked witch e não derrete ao jogar água), mais também encontra pessoas que  a aceitam como ela é.

 

Kiki conhece o menino Tombo, que ama aviação e começa a gostar dela de verdade. A aprendiz de feitiçaria trabalha como delivery girl para uma padeira que estava grávida (um detalhe interessante, o marido da padeira não fala muito no filme, mais você consegue perceber que esse personagem é um cara legal).

 

Se você espera que haja uma luta espetacular entre Kiki e algum super vilão, sinto em dizer mais não acontece essa luta. E não tem um super vilão querendo dominar o mundo.

 

Kiki passa por problemas de adolescente como, por exemplo, começar a  estranhar a sua própria aparência e fica angustiada por só poder usar um vestido preto velho, enquanto as outras meninas usam roupas mais coloridas e femininas.

 

O filme nos mostra personagens femininas interessantes e fortes como por exemplo a artista Úrsula, que ajuda a menina quando ela tem um “bloqueio“ com os seus poderes.

 

Não quero dar spoiler sobre o final, pois é muito bonito e interessante e, como já foi mencionado antes ela não luta com um super vilão ou entra para os Vingadores.

 

Depois dessa avaliação, esta autora da 10 para este filme do grande Myiazaki e vocês concordam com a nota? Já assistiram?


#Cinema   ; ; ; ; ; ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!