Personagens invísiveis viram protagonistas em obra de Jo Baker

Criado por -

Um dos romances mais famosos e importantes, “Orgulho e Preconceito” de Jane Austen teve diversas versões literárias. O livro de Jo Baker, “As sombras de Lougbourn” poderia ser apenas mais uma, mas ao invés de retratar novamente a vida da família Bennet, apresenta a versão de personagens antes não explorados retratados no livro. Personagens invisíveis que fazem presença apenas em alguns relatos e a escritora sempre se perguntou como seria suas vidas, os serviçais.

 

sombras_longbourn250

Jo Baker relata a vida de quatro empregados, que desempenham suas funções 18 horas por dia para o máximo de conforto da família Bennet. A governanta e cozinheira Sra. Hill, Sarah e Polly, jovens órfãs trazidas à casa ainda crianças para trabalhar e o mordomo idoso, Sr. Hill que divide a administração da casa com a Sra. Hill e é responsável por servir a mesa. Para movimentar a vida deles, um lacaio recém-chegado chamado James Smith.

 

Para apresentar o outro lado da história de Jane Austen, Jo Baker fez diversas pesquisas, incluindo as cartas de Jane Austen retratando o cotidiano e vários livros e documentos que falavam sobre a época. O livro entrou na lista dos livros mais notáveis de 2013 do “New York Times”.

 

Os direitos do livro para filme foram vendidos e, será adaptado para o cinema pela Random House Films e Focus Feature.

 

Leia um trecho

 

PHD em literatura irlandesa, a escritora Jo Baker se graduou em Oxford, onde estudou literatura. As sombras de Longbourn” é o seu quinto livro. O livro foi lançado mês passado, pela Companhia das Letras. Tradução de Donaldson M. Garschagen.

 


#Livros   ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!