Resenha: “O Grande Livro dos Mangás”, de Alfons Moliné

Criado por -

Há anos os diversos segmentos da cultura pop asiática são de interesse da população ocidental, principalmente os mais populares aqui no Brasil, os mangás e os animes. Para suprir a necessidade dos fãs ocidentais de saberem a origem e a história dos mangás, não só em seu país de origem, como em todo o mundo, o maior especialista em quadrinhos japoneses da Espanha Alfons Moliné publicou em um único volume, informações nunca antes compiladas em “O Grande livro dos Mangás”.
 

O livro foi dividido em três partes, na primeira o autor nos leva a conhecer desde o surgimento dos mangás no Japão, aos dias atuais, nos mostrando a invasão dos mangás em diversas partes do mundo. Passando pelo sucesso “instantâneo” de Osamu Tezuka, conhecemos também as grandes editoras de sucesso do gênero, além dos diversos gêneros de mangás que existem. Antes de finalizar a primeira parte do livro com uma reflexão sobre o futuro dos mangá, Alfons Moliné reserva um capítulo chamado ‘Mangá e Anime’, onde nos mostra a forte ligação que tem esses dois gêneros. Lá você ainda pode conferir quem foram os pioneiros da animação japonesa. Na segunda parte de “O Grande livro dos Mangás”, o autor numerou 101 mangás como os mais representativos dos últimos tempos, mais a tarefa não foi fácil, as pesquisas para a composição desde livro começaram em 1992, e sua primeira edição só foi publicada em 2004 (em português). Para a seleção dos mangás foi estabelecido uma série de critérios, que o próprio autor nos conta na introdução do livro, como sua qualidade estética, a popularidade no Japão e no Ocidente, a importância dos autores, entre outros.
 

Na terceira parte do livro, foram selecionados os 101 autores de mangá mais famosos do Japão, para a seleção foram usados praticamente os mesmos critérios que na segunda parte do livro, e o autor ainda teve o cuidado de citar alguns autores e mangás que acabaram ficando de fora da lista, mesmo sendo considerados representativos por ele. No final do livro temos um minidicionário, dos termos mais comuns usados no “universo” dos mangás.
 

Além de uma lista bibliográfica, e sites para os curiosos e fãs de mangás buscarem ainda mais informações sobre o assunto. Mais que um dicionário, “O Grande livro dos Mangás” nos conta além do surgimento dos mangás, nos dá detalhes sobre toda sua trajetória. Sem dúvida um dos mais completos livros sobre a história do quadrinho japonês. Essencial para os fãs de mangás e esclarecedor para os que não conhecem o gênero.
 

Livro: O Grande Livro dos Mangás
 

Autor: Alfons Moliné
 

Editora: JBC
 


#Livro   ; ; ; ; ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!