Estreia em breve no Brasil, último filme de Hayao Miyazaki

Criado por -

“The Wind Rises” que ganhou o título de “Vidas ao Vento” em português, deve estrear no Brasil em 28 de fevereiro. O diretor de animação Hayao Miyazaki, ganhador do Oscar com “A viagem de Chihiro”, anunciou sua aposentadoria no fim do ano passado, tornando “Vidas ao Vento” seu último trabalho.

 

O filme trata da história de Jiro Horikoshi, que é apaixonado por aviação, mas por não conseguir tornar-se aviador, resolve ser projetista de avião. O filme está concorrendo ao Oscar de melhor animação, e traz alguns traços biográficos inseridos por Miyazaki, como o terremoto Grande Kanto, de 1923. Na animação, o avião projetado por Horikoshi é o Zero, modelo usado no ataque do Japão à Pearl Harbor na Segunda Guerra Mundial, o que vem causando certa crítica por ter essa levada militarista.
“Vidas ao Vento”, tornou-se o filme japonês de maior sucesso no Japão ano passado, com uma bilheteria de 2,02 bilhões de ienes (cerca de US$ 117,3 milhões) de acordo com dados divulgados no último ano pela Motion Picture Producers Association of Japan (MPPAJ). Miyazaki juntou Jiro Horikoshi e o autor Tatsuo Hori que viveu na época em que se passa a história, para criai o personagem central.

 

Hayao Miyazaki, nasceu em Tóquio em 1941, e entrou na Toei Animation como animador, em 1963. Fundou os estúdios Ghibli em 1985 ao lado de Takahata e já dirigiu 8 filmes desde então. Em 2005, Miyazaki recebeu o leão de ouro pelo conjunto da obra no festival de Veneza. Vidas ao Vento, estreou no dia 20 de julho de 2013 no Japão.

 


#Notícias   ; ; ; ; ; ; ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!