As lições que aprendemos com os Animes

Criado por -

Sempre escuto bastantes brincadeiras quando digo que assisto animes e leio mangás, por isso resolvi fazer esse post. Assim todos vão perceber que podemos aprender lições para toda a vida assistindo animes. Assim como nos livros, filmes, séries entre outros. Basta prestarmos atenção, nas situações vividas pelos personagens em cada episódio que podemos sim, aprender algo valioso para a vida. E com isso resolvi expor um pouco das lições que aprendi assistindo os animes e que me fizeram ser uma otaku, pois os animes vão além de lutas e cenas cômicas.


Amizade 

Em todo o anime que assisto, a amizade está sempre presente. É um aprendizado bonito, pois nos mostra na importância em conservar os amigos, cuidar deles e estar sempre pronto para ajudá-los, independente da situação.
Os personagens dos animes dão muita importância para seus amigos, tanto que arriscam até as suas vidas por ele. Mesmo o amigo indo para o “lado negro da força”, eles estão sempre dispostos para dar uma oportunidade para o amigo sair do abismo.
Se uma amizade tão verdadeira existe? Existe sim, mais têm que ser trabalhada todos os dias com atitudes e principalmente amor e carinho incondicional.

Trabalho em equipe

 Os animes mostram que o trabalho em equipe é importante, porque muitas vezes não somos capazes de fazer tudo sozinhos, por mais fortes que podemos ser afinal, o ser humano não é como o Superman, não somos invencíveis ou invulneráveis.
Os animes que mostram com mais evidência isso são Naruto (mostrando que todos sem exceção têm sua importância, e é essencial para o sucesso da missão), Saint SaiyaDragon BallInuyasha, entre outros. E às vezes temos que dar o braço a torcer e não pensar somente em nós mesmo. E se confiarmos uns nos outros, alcançamos os resultados com muito mais eficiência e rapidez. E com isso a vida, o trabalho, a escola seria bem mais prazerosa, sem aquela incansável competição.

Respeito
aos Mestres

Hyoga, com os mestres Cristal e Camus .
Hyoga, com os mestres Cristal e Camus .

Lembro-me disso presentes nos animes como Naruto, Saint Saiya e Dragon ball mostram o grande respeito que os alunos tem por seus professores. Pois são eles que passam valiosas lições para que amadureçam e se tornem mais fortes e capazes de realizar grandes feitos.
Nos animes vemos uma relação bonita se formar entre aluno e professor, a tal ponto que os professores sempre acabam se sacrificando e ajudando seus pupilos, a quem consideram como filhos.
Acredito que com pequenos gestos a situação dos professores mude aqui no brasil. Pois se você consegue ler esse post é graças a seu professor que te ensinou a ler e escrever.

Fazer o Bem

Sim, os animes expõem com muito destaque, especialmente os shounens (gênero voltado pra lutas, artes marciais, jutsus, cosmos, chacras) já que os heróis sempre defendem os fracos e oprimidos, respeitam e praticam o bem.
Vivemos em um tempo louco, por isso, é importante ajudar o próximo, respeitar uns aos outros e nunca fazer algo que você não gostaria que fizessem com você. Afinal, o que seria desse mundo sem solidariedade, bondade e respeito?

Amor verdadeiro

Hinata luta para defender o Naruto do Pain, no episodio 166.
Hinata luta para defender o Naruto do Pain, no episodio 166.

Em muitos animes, não só nos shoujos (gêneros voltados mais para o romance) como vemos nos shounens, vemos a beleza do amor verdadeiro. E com isso exalto um exemplo que todos devem conhecer, no anime Naruto, temos a personagem Hinata Hyuga que é apaixonada pelo protagonista, que mostra toda a força do amor verdadeiro, ao tentar protegê-lo em uma luta contra o Nagato/Pain.
Como todos sabem os animes apresentam personagens emotivos e que expressam muito bem seus sentimentos, assim como personagens fechados e tímidos, mas o amor nos animes quando é verdadeiro é capaz de tudo, se tornar uma pessoa melhor, e mesmo sendo rejeitado não desiste e tenta conquista-la, vemos isso em Tonari no Kaibustsu-kun e Lovely Complex.
Uma importante lição, aprendemos que o amor não é egoísta, se amamos alguém e este não nos ama, devemos respeitar e desejar sua felicidade mesmo ela não sendo com você. Esse é o verdadeiro amor. 

Perseverança

Acredito que todo os animes nos ensinam a ser mais perseverantes, a nunca desistir dos sonhos, metas e desejos. Que através do trabalho duro e persistência vamos longe.
Os animes revelam personagens que apesar de todas as dificuldades que passam mesmo se vier alguém falar que não são capazes de fazer algo, eles não se deixam abater. E se caírem, levantam, se são derrotados, treinam para ficarem mais fortes, se querem algo na vida, lutam por isso.  


#Anime   ; ; ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!