Anime, balé, sabe o que os dois tem em comum? Confira em “Princess Tutu”

Criado por -

Anime "Princess Tutu" (Imagem: divulgação)
Anime “Princess Tutu” (Imagem: divulgação)

“Princess Tutu” se trata de um anime Magical Girl criado por Ikuko Itoh, em 2002 e lançado em anime pelo criador de animação do estúdio Hal Film. Foi adaptado por um mangá de dois volumes ilustrado por Mizuo Shinonome. Ambas as séries são licenciados na América do Norte pela ADV Films. O anime comemorou em 2012, 10 anos de aniversario, pois até hoje o anime é querido e bastante assistido. Embora aqui no Brasil não seja tão conhecido.

Princess Tutu fala sobre Ahiru, (significa pato em japonês) uma menina que vive num colégio interno e que estuda balé com muita dedicação, um dia ela encontra o menino mais popular do colégio, Mytho, que sempre tem uma expressão triste no rosto. No decorrer da historia, Ahiru descobre que na verdade ela é um pato e que conseguiu a forma humana devido a uma pedra mágica. Ela então vira a Princesa Tutu e decide juntar o coração de Mytho, que é literalmente uma pessoa sem coração e sentimento.

Agora vamos ver os pontos principais desse anime:

Temos um anime onde uma garota (pato) sem nenhuma obrigação ou ninguém ter pedido, decide ajudar uma pessoa que ela admira muito a juntar o coração, e lhe devolver os sentimentos sem esperar que essa pessoa a ame, ela não faz isso esperando receber nada.

O anime mostra como é o balé de verdade, esquecendo toda a trama do filme “Cisne Negro”, nos vemos nesse anime os musicais de balé mais conhecidos como: “O Quebra Nozes”, “O Lago do Cisne”, entre muitos outros.

Não há necessidade de violência ou de posses estilo “Power Rangers”, as batalhas são travadas através da dança, sempre usando a simbologia de que a protagonista é pura e bem intencionada.

A história tem um final surpreendente e nem um pouco clichê, vemos amizade entre meninas que não brigam pelo afeto de um menino, ou desmancham a amizade por isso. Temos personagens que amadurecem e enfrentam os seus problemas com o passado (sem precisar estar numa luta épica ou destruir o estádio).

O final é muito triste e acaba dando certo tom de metalinguística, não vou dar spoiler mas alguém morre no final, na verdade foi mais sacrifício do que assassinato, e fez isso para livrar os outros de certa maldição.

Considerações finais: Para quem está acostumado com mangás ou animes de violência ou de lutas, pode achar Princess Tutu fraco, mas se der uma chance vai ver como essa história é rica em detalhes e tem um enredo incrível.

Não tem fan service, ou seja, as meninas não aparecem nuas, ou o vento assopra as saias delas e vemos as calcinhas. A protagonista não encontra um mestre que convenientemente aparece na hora H para ensinar um truque ou poder a ela, não, ela enfrenta tudo sozinha e aprende tudo sozinha.

Os personagens não são “Bons“ e “Maus” tem uma grande camada de cinza em volta deles. Se você gosta de balé e se cansou do Cisne Negro, esse anime é uma boa pedida. Caso você não goste de balé ou nunca praticou, esse anime também é uma boa pedida!

E no caso de você achar que o seu professor era um mala esse anime tem o neko sensei que ameaçava se casar com a aluna que desobedecesse em suas aulas .E ele era literalmente um gato.


#Anime   ; ; ; ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!