A origem do quadrinho no Brasil e o Dia do Quadrinho Nacional

Criado por -

Você sabia que dia 30 de Janeiro é comemorado o Dia do Quadrinho Nacional? Isto porque no mesmo dia de 1869 foi publicado no Brasil o primeiro quadrinho brasileiro. “As aventuras de Nhôm Quim”  foi escrito pelo ítalo-brasileiro Ângelo Agostini e publicada na revista  “Vida Fluminense”.

 

Nhôm Quim foi o primeiro personagem de quadrinho brasileiro.
A publicação foi tão importante para a história do quadrinho nacional que em 1984 a Associação dos Quadrinistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo decidiu criar uma data para se comemorar o feito.

 

 

Primeira caricatura publicada no Brasil

Porém, antes de Agostini já circulava no país quadrinhos em estilo satíricos, as famosas charges, cartoons ou caricaturas. Em 1837 o primeiro desenho em formato de charge circulou em terras brazucas por Manuel de Araujo Porto-Alegre. Em 1844 Porto-Alegre criou uma revista de humor político para introduzir as charges no meio jornalístico. Agostine portanto continuou essa tradição introduzindo as histórias em quadrinhos nos jornais, as famosas tirinhas. Tanto as charges de Manuel de Araujo quanto as tirinhas de Agostini tinham teor crítico político e social. Além de Nhom Quim e “Vida Fluminense”, Angelo também criou o personagem Zé Caipora e trabalhou para as revistas  “O Malho” e “Don Quixote”.

 

Logotipo da primeira revista de histórias em quadrinhos brasileira.

 

Em 1905, Renato de Castro criou “O Tico Tico”, primeira revista dedicada somente a publicar histórias em quadrinhos. Dentre os artistas participantes estão José Carlos de Brito e Cunha, o J. Carlos, conhecido como o primeiro brasileiros a desenhar o Mickey Mouse e o próprio Agostini que criou a logo para a mesma, além de  Max Yantok e Alfredo Storni. A revista foi publicada até 1957 e nesse período de 1905 a 1957 publicou histórias nacionais e internacionais como Suzette (França), Mickey Mouse (EUA), Krazy Kat (EUA) e Gato Félix (EUA). Hoje em dia nós temos nomes como Mauricio de Souza e Ziraldo  fazendo sucesso no Brasil e no mundo. Além dos quadrinistas alternativos que levam a vida publicando e distribuindo seus quadrinhos pelo circuito underground.

 

Troféu Angelo Agostini acontece todo ano em São Paulo

 

Para celebrar esse dia, a Associação dos Quadrinistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo promove o prêmio Troféu Angelo Aghostini para premiar os melhores das 8 categorias, são elas: Melhor Desenhista, Melhor Roteirista, Melhor Cartunista, Melhor Lançamento, Melhor Lançamento independente, Melhor Fanzine, Prêmio Jayme Cortez e Mestres do Quadrinho Nacional. Esse ano a cerimônia de premiação irá acontecer dia 1º de Fevereiro em São Paulo.

 

Evento vai acontecer no Rio de Janeiro.

 

No rio de Janeiro acontecerá o evento Agaquês, que mistura quadrinhos e rock’n roll e será realizado no Sobrado da Boemia, em laranjeiras. O evento promove desenhos com vários artistas, as exposições Heróis do Quadrinho Nacional, e telas de Erik Judson e Denis Mello, vendas de HQs independente e alternativas, bate-papo sobre o quadrinho brasileiro e ensaio de brandas cariocas.


#Quadrinhos   ; ; ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!