Resenha crítica – Another

Criado por -

#O Mais QI Nerds adverte: essa matéria contém spoilers#

Falaremos sobre o mangá e anime ‘Another’, primeiro foi criado o light novel pelo Yukito Ayatsuji, publicado em 29 de outubro de 2009, pela  Kadokawa Shoten. Uma adaptação para mangá por Hiro Kiyohara foi serializada entre Maio de 2010 e Janeiro de 2012, na revista Young Ace, da Kadokawa Shoten. Uma série de anime com 12 episódios baseada no romance, foi exibida de 10 de Janeiro até 26 de Março de 2012, produzida pelo estúdio P.A. Works.

Agora vamos falar da história em geral, um garoto chamado Kouichi Sakakibara se muda para Tokyo e começa a frequentar a escola local, sem saber que essa escola tem um segredo obscuro, vários alunos começam a morrer misteriosamente.

Uma pessoa extra na foto (Imagem: reprodução)
Uma pessoa extra na foto (Imagem: reprodução)

O personagem Kouichi Sakakibara vira amigo da personagem Mei Misaki,  uma bela menina que usa um tapa olho e que tem um ar misterioso. No decorrer do mangá o personagem principal descobre sobre o falecimento de uma pessoa da sala 3-3 e, como todos da escola tentaram tapear a morte fingindo que nada tinha acontecido, ele percebe isso ao olhar uma foto em que há uma pessoa extra e, tenta descobrir quem é essa pessoa.

Agora vamos falar do anime que é bem fiel ao mangá, a narrativa do anime se divide em dois pontos, uma parte meio parada e que força o misterioso (e faz você olhar o guarda chuva de maneira diferente) mas por que isso?

Nessa primeira parte, apesar de ser meio entediante, temos o protagonista sofrendo bullyng da parte de outras crianças sem entender nada, as outras crianças ignoravam a existência do menino achando que ele era o “extra”.

E vemos a Mei também sendo ignorada pelos alunos, pois eles achavam que ela era a “extra”, ou seja, qualquer pessoa estranha ou de fora será ignorada pelo grupo. Isso foi bem bolado e cruel. E ainda nessa primeira parte vemos a Mei e o Kouichi virando amigos e aceitando as diferenças um do outro, sabe o velho papo de “amizade mágica”.

Na segunda parte temo gore para todo mundo, as crianças dessa escolinha dos horrores surtam e começam a culpar a Mei por tudo, e no final você vê um monte de japoneses dando uma de jogos vorazes(se bem que foi bem mais gore )

Na verdade a pessoa extra é a Reiko Mikami , a professora da classe 3-3 e tia do Kouichi, que ainda era irmã gêmea da mãe dele. Mei usava um tapa olho porque o olho verde que ela tinha, lhe dava a habilidade de ver os mortos.

Críticas da autora:

Porque alguém iria deixar o filho ir para uma escola onde todo mundo morre de uma maneira estranha?

Tive problema também com a lógica do bullyng, sim as crianças tinham medo e continuavam essa historia “vamos fingir que nada aconteceu”, primeiro o Kouichi não era nem daquela época quando tudo aconteceu, então por que o culparam? Ele não sabia que a mãe tinha uma irmã gêmea?

Ultima coisa ,Reiko Mikami morreu no incêndio que aconteceu antes do Kouichi chegar, então como ela virou professora? Os mais velhos sabiam que ela era o “extra” e deixaram Reiko lecionar? Certo, nível de paternidade Japão!

ANOTHER é um anime/mangá de suspense e terror e que faz lembrar os contos de Edgar Allan Poe, mostra o quão irracional as pessoas podem ficar diante do medo, ou de alguém que elas não conhecem. Enfim ,recomendo esse anime/mangá, caso você esteja lendo ou vendo agora, ignore os spoilers e preste atenção nas mortes mais absurdas!


#Anime   ; ; ; ; ; ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!