Um dos animes de maior sucesso no Brasil ‘Sailor Moon’

Criado por -

Um dos animes mais populares dos anos 90, ‘Sailor Moon’, foi um dos animes mais assistidos e um dos primeiros a vir ao Brasil. Foi criado por Naoko Takeuchi, e por meio da editora  JBC publicou os mangás aqui no Brasil, mas não iremos focar nos mangás, e sim nos animes, pois há uma diferença colossal entre a versão do anime e a do mangá.

Um dos animes de maior sucesso nos ano 90 (Imagem: divulgação)
Um dos animes de maior sucesso nos ano 90 (Imagem: divulgação)

O anime foi primeiramente exibido pelo extinto canal de TV Manchete, e depois pelo canal de TV pago Cartoon Network. Aqui no Brasil não há previsão para a volta de ‘Sailor Moon’ nas TV. Porém, na Nigéria uma nova versão de ‘Sailor Moon’ está sendo feita.

O anime mostra Serena (Usagi) uma garota comum e atrapalhada, que concilia a vida de estudante com a de defensora da justiça, no anime Serena é mostrada como uma menina boba, chorona e que briga com uma de suas amigas o tempo todo, (o que nunca acontece no mangá).

A primeira temporada do anime engloba os volumes 1 ao 3 dos mangás mas, com mudanças profundas nos personagens. As outras sailors estão bem imaturas e sempre usando o mesmo humor bobo de “A menina que quer um namorado”.No anime ‘Sailor Moon’ cortaram e mudaram muitas coisas, para dar um tom mais suave.

Questionamentos da autora (Contém spoilers):

Revendo os episódios e sabendo da historia do mangá, uma coisa me chamou atenção: a existência da Rini (Chibi USA) não deveria ser comprometida?

Rini é a filha da Serena e do Darren que veio do futuro, pois o mundo dela foi destruído pelo vilão daquele arco. Em primeiro lugar se a Serena vai virar uma RAINHA acho que isso deveria calar a boca de quem chama a Serena de idiota (isso não acontece no anime) e em segundo lugar, se você é uma criança que viajou no tempo para a época em que seus pais eram jovens e eles podem ter sido mortos nos futuro, não seria mais legal você ser boazinha ou saudista com eles?

Rini no anime, parece ficar meio apaixonada pelo Darren (Complexo de Electra) e fica brigando com Serena, se era pra ser alivio cômico foi muito mau colocado.

Outro problema: se a missão da Rini era ficar salva e sei lá impedir o grande vilão desse arco, porque ela continua com a Serena jovem? Se você fosse a Serena iria achar estranho ver sua filha do futuro sendo malcriada com você e se metendo no seu relacionamento. Ela deve receber uma bronca feia da Serena do futuro.

E depois desse arco, a Rini fica meio inútil para o plot. O anime meio que força a ideia do Darren e a Serena serem “almas gêmeas” e que a Serena tem que ser a RAINHA da Tóquio de Cristal.

E as outras sailors ficam sempre no mesmo questionamento “Sailor, ou meu sonho pessoal” o que na primeira vez foi interessante, mas quando isso vira um tema decorrente em todas as temporadas, fica muito chato e não acrescenta em nada para a historia.

Outra coisa, por que em cada transformação os vilões esperam as sailors terminarem de se transformar, para depois atacar? Claro que deve ter piadas com isso no Tumblr ou no DA, mas é uma coisa meio estranha, os vilões de Sailor Moon serem bem educados.

O final do anime foi bem interessante, mas não deu um sentido de fechamento, no final a Sailor moon (Serena) enfrenta sozinha e nua  a grande vilã do último arco, que é na verdade uma sailor que foi corrompida.

Ela ressuscita os amigos, que foram mortos de verdade, e o resto do mundo, purifica a grande vilã e termina por ai o anime Sailor Moon. Se ela vira a Rainha da Tóquio de Cristal não é falado, na verdade no final é que vemos a Serena lutar sozinha e enfrentar os seus medos, ela finalmente se desenvolve como personagem, mas literalmente bem no final.

Olhando pra trás acho que Serena foi uma personagem legal do anime, mas só na ultima saga que você percebe isso, pois ela fica isolada de todos que a protegiam e pode fazer suas próprias escolhas. Sim, a Serena no final mostra ser uma personagem interessante.


#Anime   ; ; ; ; ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!