Mangá ‘Hiroshima A Cidade da Calmaria’, relata a vida após holocausto nuclear

Criado por -

Lançado no Brasil pela editora JBC, o mangá “Hiroshima, A cidade da calmaria” conta a história de duas jovens que vivem em tempos e cidades diferentes mas que mesmo após anos do  lançamento da bomba nuclear em Hiroshima dia 6 de agosto de 1945, tem suas vidas afetadas pela catástrofe.

A autora Fumiyo Kouno, relata com sutileza como a vida cotidiana das pessoas é alterada em Hiroshima anos após a bomba.  Pessoas com sentimentos de culpa, sobreviventes tentando superar o trauma e prosseguir com a vida são mostrados no mangá de forma delicada.

O holocausto retratado de forma delicado pelos traços Fumiyo Kouno (Reprodução)
O holocausto retratado de forma delicado pelos traços Fumiyo Kouno (Reprodução)

O mangá é dividido em duas histórias sobre a mesma família. Na primeira, chamada “A Cidade da Calmaria”, relata a primeira geração, aqueles que tiveram contato direto com a tragédia, mostrando a vida pós-holocausto do povo de Hiroshima e como Minami Hirano e sua mãe foram afetadas. Na segunda história, “A Terra das Cerejeiras”, os filhos do irmão da moça da história anterior são os protagonistas da primeira parte, que mostra o peso que a doença do filho mais velho tem em toda a família, e ainda como afeta Nanami  Ishikawa, a sobrinha da primeira protagonista. Na segunda parte explora as memórias do pai e o medo de aprovarem casamentos com Hibakusha (pessoas afetadas pela explosão).

Originalmente lançada na revista Manga Action em 2004, o mangá venceu dois importantes prêmios , o “Japan Media Arts Festival” em 2004 e o “Tezuka Osamu Bunkoshou” na categoria de criatividade em 2007.


#Quadrinhos   ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!