Saiba mais sobre “Doctor Who” que completa 50 anos

Criado por -

Nerd que é nerd, assume pro mundo que conhece Doctor Who e ainda admite que gosta da série. É uma série de ficção científica britânica produzida pela BBC e que apareceu em 1963, no dia 23 de novembro. O que essa série tem de diferente de qualquer outra série de ficção científica? O fato de não ter personagem principal, viagens no tempo e personagens bem interessantes.

Poster de comemoração dos 50 anos (Imagem: divulgação)
Poster de comemoração dos 50 anos (Imagem: divulgação)

Em 1963, o chefe da divisão de dramas, Sydney Newman, foi o responsável pelo desenvolvimento do programa, juntamente com o Chefe do Departamento de Script (mais tarde chefe de Publicações Periódicas) Wilson Donald e o escritor pessoal C.E. Webber. O escritor Anthony Coburn, o editor de histórias  também contribuíram fortemente para o desenvolvimento da série. O programa foi originalmente concebido para apelar a um público familiar.

O programa que tem como base viajar no tempo, conhecer figuras históricas britânicas (e algumas americanas) e mostrar mais sobre ciência .  Em 31 julho de 1963, Whitaker encomendou a Terry Nation que escrevesse uma história com o título de “Os Mutantes”. Originalmente os Daleks e Thals foram vítimas de uma bomba de nêutrons alienígena, mas posteriormente Terry Nation abandonou os alienígenas e transformou os Daleks em agressores. Quando o roteiro foi apresentado a Newman e Wilson, foi imediatamente rejeitado, uma vez que o programa não podia conter “monstros de olhos esbugalhados”.

Nos anos de 1963 , 1984 , 1986 , 1989 cada episódio durava 25 minutos mas entre 1985 até 2005 os episódio duraram 45 minutos. Em 1989 o programa foi suspenso por Jonathan Powell, já tendo 26 temporadas, o motivo seguindo Powell era que eles estavam perdendo o público alvo e não sabia como “salvar “ a série .

Ainda que a produção própria estivesse interrompida, a BBC esperava encontrar uma produtora independente para relançar o programa. Philip Segal, um britânico expatriado que trabalhou para o braço televisivo da Columbia Pictures nos Estados Unidos, havia se aproximado da BBC sobre um tal empreendimento ainda em julho de 1989, enquanto a vigésima sexta temporada da série ainda estava em produção. As negociações de Segal finalmente levaram a um filme para a televisão de Doctor Who, transmitido pela redeFox em 1996, como uma co-produção entre a FoxUniversal Pictures, a BBC e BBC Worldwide. Embora o filme tenha sido bem-sucedido no Reino Unido (com 9,1 milhões de espectadores), não foi tão bem nos Estados Unidos, o que não levou a uma série.

No Brasil , Doctor who demoraria muito até mostrar as caras , pois o país tinha acabado de entrar em um problema financeiro além de ter saído da ditadura militar. O scifi estrangeiro só chegaria nos anos 90. Mas Doctor Who só chegou ao Brasil em 2011. Pelo canal Tv cultura.

Mídias licenciadas, como romances e peças de áudio disponibilizavam novas histórias, mas um programa de televisão para Doctor Who permaneceu dormente até 2003. Em setembro do mesmo ano, a BBC anunciou a produção de uma nova série após vários anos de tentativas pela BBC Worldwide para encontrar apoio para uma versão de longa-metragem. Os produtores executivos da nova encarnação da série foram os escritores Russell T Davies e Chefe de Drama da BBC Cymru WalesJulie Gardner. Ele foi vendido para muitos outros países em todo o mundo .

Doctor Who finalmente voltou com o episódio “Rose” na BBC One em 26 de março de 2005. Desde então, já foram exibidas seis séries, com especiais entre 2006-2008 e 2010-2012, e episódios especiais do dia de Natal todos os anos desde 2005. Nenhuma série completa foi filmada em 2009, devido a compromissos do ator David Tennant para Hamlet.

Agora vamos ao resumo do que é Doctor Who , o Mais QI Nerds vai tentar explicar da melhor forma possível.

O Doctor, é um alienígena (na verdade é um lorde do tempo)  que viaja em sua nave espacial que tem forma de um típico telefone público britânico, a cena mais cabeça é que a nave é muito maior por dentro do que por fora.

O nome da nave é TARDIS (Time And Relative Dimensions InSpace ) ou seja, tempo e dimensões relativas no espaço. Ele viaja em busca de aventuras ou então para lutar contra aliens do mal, que na segunda versão conseguem dominar o parlamento britânico e quase iniciam a terceira guerra mundial.

Cada doutor conta com companheiros que o ajudam em suas aventuras, isso vai da primeira versão dos anos 60 até a versão mais nova. Em 2014 , o ator Peter Capaldi será o décimo segundo doctor e a atriz Jenna-Louise Coleman será sua companheira Clara Oswald.

Se você gosta de algo Sci Fy , viagens no tempo e situações onde  a lógica é jogada pela janela. É recomendado ver Doctor Who. Tanto a versão antiga e a mais nova. Aviso, essa série não  é linear (tanto a versão original ou a nova) o que significa que você não terá inicio, meio e fim de uma saga ou personagem.


#Seriados   ; ; ; ; ; ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!