Combinando novidades e espaços consagrados acontece 16ª Bienal do Rio

Criado por -

A Bienal do Rio chega à sua 16ª edição e em comemoração aos seus 30 anos de existência, trás algumas novidades.

O evento que promove a interação do público com o universo literário há 3 décadas, homenageia esse ano a Alemanha. De 29 de agosto a 8 de setembro o Riocentro será palco de um encontro entre leitores e escritores de todo o mundo.

Nesta edição o evento bate seu recorde de participações de autores estrangeiros, serão 27, entre eles o americano Nicholas Sparks, um dos autores mais lidos no mundo, James C. Hunter (EUA), de O monge e o executivo (Sextante), que já vendeu três milhões de cópias apenas no Brasil. O moçambicano Mia Couto, recentemente laureado com o Prêmio Camões, a mais importante honraria relacionada à literatura em língua portuguesa, por conta de obras como Terra sonâmbula e O último voo do flamingo (Companhia das Letras).

Autores em destaque (Imagem: leitoraviciada.com)
Autores em destaque (Imagem: leitoraviciada.com)

Dentro da discussão sobre cultura de convergência destaca-se a presença de Corey May (EUA), roteirista dos jogos eletrônicos “Assassin’s creed”,  um dos mais populares da atualidade, com 50 milhões de cópias comercializadas no mundo. O videogame inspirou a série de livros de mesmo nome, já vendeu por aqui mais de 450 mil exemplares. Esse novo modelo foi também responsável pelo êxito de “O lado bom da vida” (Intrínseca), do americano Matthew Quick, que teve os diretos para o cinema adquiridos antes mesmo de o livro ter uma editora nos Estados Unidos. O livro já vendeu mais de 250 mil exemplares apenas no Brasil, e o filme recebeu 8 indicações ao Oscar. O autor irá lançar outro livro durante a Bienal.

Espaços inéditos prometem surpreender os visitantes. Já pensando na Copa do Mundo, a Bienal apresenta o Placar Literário, com curadoria do jornalista João Máximo. Debates mostrarão ao público o que se passava no coração boleiro dos principais escritores brasileiros – como “O Botafogo de Paulinho (Mendes Campos) e o Vasco de Drummond” e “O Fla de Zélins (do Rego) e o Flu de Nelson Rodrigues”.

Pensando no público adolescente foi criado o Acampamento Bienal, o visitante terá a oportunidade de encontrar seu ídolo literário em bate-papos animados. Os temas serão pautados pela tecnologia e a cultura de convergência (o livro que vira filme, que vira game, que vira site, que vira livro), mostrando que a narrativa faz parte do dia a dia de todos.

Foi reservada também uma enorme área para uma nova atividade dedicada aos pequenos leitores, por meio da qual prestará uma homenagem lúdica ao Ziraldo, autor que, presente a cada edição, se tornou parte indissociável do evento. No Planeta Ziraldo, seus muitos personagens inesquecíveis, como Menino Maluquinho e Pererê, ganharão vida.

E os espaços que mais fizeram sucesso em outras edições permanecem na programação. O Café Literário, pelo terceiro ano com curadoria do premiado escritor e crítico Italo Moriconi, volta a convidar o público a participar de descontraídos debates sobre livros, estilos e ideias dos quais farão parte celebrados autores (prosadores, poetas, ensaístas) nacionais e estrangeiros.

O Mulher & Ponto tem à frente, pela primeira vez, a jornalista especializada em arte e cultura Bianca Ramoneda, que levará novidades aos bate-papos sobre os mais diversos aspectos do universo feminino que chamaram a atenção de homens e mulheres nas duas últimas edições da Bienal. Nomes celebrados estarão ainda nas sessões de Encontro com Autores e na Conexão Jovem, realizadas nos auditórios Rachel de Queiroz (Pavilhão Azul) e Mário de Andrade (Pavilhão Verde).

Os ingressos para a Bienal podem ser adquiridos antecipadamente (www.ingressomais.com.br) ou no local. O valor da entrada é de R$ 14. Estudantes e maiores de 60 anos pagam meia. Professores, profissionais do livro e bibliotecários têm acesso gratuito ao evento (por meio do cadastramento no site da Bienal e apresentação de documento de identificação e comprovante de profissão na bilheteria do Riocentro). O Riocentro fica na Avenida Salvador Allende, número 6.555, Barra da Tijuca. O horário de funcionamento ao público é das 13h às 22h em 29 de agosto, data da abertura da Bienal; das 9h às 22h nos demais dias úteis; e das 10h às 22h nos fins de semana.


#Eventos   ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!