Os clássicos que fizeram a história do Cartoon Network

Criado por -

No dia 30 de Abril completou-se 20 anos que a emissora Cartoon Network chegou à América Latina, divertindo a infância da geração da década de 1990 e posteriores com seus clássicos próprios, além é claro de exibir séries aclamadas como “Tom e Jerry”, “Dragon Ball Z” e outros. Atualmente o canal ainda produz séries fantásticas, como vemos em “A Hora de Aventura”, mas deixa na saudade as animações que fizeram história para a antiga geração. Entrando em clima de nostalgia, o Mais QI Nerds em comemoração ao aniversário da cartoon, relembra 8 desenhos originais que fizeram história no canal.

O Laboratório de Dexter”

Protagonista Dexter (Imagem: Divulgação)
Protagonista Dexter (Imagem: Divulgação)

 O Laboratório de Dexter foi a primeira série original da emissora. O desenho originou-se a partir de um curta-metragem criado em 1991 pelo russo Genndy Tartakovsky, onde inicialmente Dee Dee era a personagem principal. A ideia foi reformulada e apresentada diversas vezes para o Cartoon Network e, depois de três pilotos, finalmente ganhou seu espaço na telinha com uma temporada de 13 episódios na faixa “Cartoon Cartoons”, em 1996. O programa conta a história do garotinho gênio Dexter, que vive com os pais e a irmã irritante Dee Dee. Ele esconde atrás da prateleiras de livros em seu quarto um laboratório, onde faz experiências científicas para salvar o mundo. A atração foi indicada a quatro Emmys e chegou ao fim em 2001.

Johnny Bravo”

Um dos maiores sucessos comerciais do CN, “Johnny Bravo” estreou em 1997 também como parte da faixa Cartoon Cartoons, formada pelos projetos originais do canal ao lado de “Dexter” e “A Vaca e o Frango”. Cheio de referências de cultura pop, que vão de “The Twilight Zone” a Elvis Presley, o programa narra as desventuras amorosas do egomaníaco Johnny Bravo, um rapaz loiro, alto e bombado, fazendo de tudo para conquistar toda e qualquer mulher bonita que ele vê pela frente. Além de sua inclinação narcisista, Johnny também se mostrava um típico “loiro burro”, apesar de ter um lado bonzinho e cheio de carinho com sua mãe Bunny e a vizinha Suzy. A atração chegou ao fim em 2004 e revelou entre seus roteiristas Seth MacFarlane, criador de “Family Guy”.A Vaca e o Frango”

Protagonistas Vaca e Frango (Imagem: Divulgação)
Protagonistas Vaca e Frango (Imagem: Divulgação)

Quem hoje vê o desenho “Apenas um Show” e acha que não existe sentido, não sabe o que é ver uma vaca com um Irmão frango e pais sem cabeça. “A Vaca e o Frango” foi sem dúvidas um dos desenhos mais absurdos criados pelo Cartoon Network. Estreou em 1997, como parte do elenco original do canal, e chegou a concorrer a dois Emmys. O programa contava a história de dois irmãos nada convencionais, uma Vaca de 7 anos e um Frango de 11, filhos de pais superprotetores que, aliás, tinham apenas a parte de baixo do corpo. Eles iam à escola como crianças normais, mas viviam envolvidos em situações bizarras, sempre ligadas a descobertas banais do universo infantil. Nos tempos livres, a Vaca tinham um alter-ego defensor dos fracos e oprimidos, a Super Vaca. Ela vivia em pé de guerra com o Bum de Fora, uma criatura vermelha, parecida com um demônio. O programa teve quatro temporadas e infelizmente foi cancelado em em 1999, deixando muitas saudades.

As Meninas Superpoderosas”

 “Açúcar, tempero e tudo que há de bom…” Essa frase emblemática iniciava o cartoon de Craig McCraken. A história estreou em 1994, durante um festival de curtas de animação nos EUA. Seu criador, passou a trabalhar para os estúdios Hanna Barbera, em 1995, e um ano depois inscreveu a idéia no projeto “What A Cartoon!“, onde diversas outras animações foram descobertas. O CN então convidou o autor para desenvolver a ideia como série regular e “As Meninas Superpoderosas” estreou oficialmente em 1998. O programa conta a história de três garotinhas super-heroínas, criadas em um laboratório: Lindinha, Florzinha e Docinho. Elas defendem a cidade deTownsville das forças do Macaco Louco. A atração permaneceu no ar até 2005 e teve até filme!

Du, Dudu e Edu

Coragem, O Cão Covarde. (Imagem: Divulgação)
Coragem, O Cão Covarde. (Imagem: Divulgação)

Moradores de uma rua sem saída em Peach Creek, em Vancouver, no Canadá, Du, Dudu e Edu estavam sempre fazendo planos para angariar dinheiro para comprar balas de caramelo. O desenho animado estreou em 1999 e nasceu da parceria entre o Cartoon Network e o animador Danny Antonucci. O criador se inspirou nas memórias de suas férias de verão para fazer os 69 episódios do programa, que teve inéditos até 2009 e, atualmente, é reprisado.

Coragem, o Cão Covarde”

Coragem poderia ser medroso, mas quem nunca sentiu frio na espinha em pelo menos um dos episódios da série que atire a primeira pedra. O desenho foi criado por John R. Dilworth e exibido de 1999 a 2002. O cãozinho mora em Lugar Nenhum, no Kansas, com a sua amada dona Muriel e o rabungento Eustácio. O local é localizado no meio do nada porque, na verdade, Coragem não conhece muito bem o mundo exterior, já que nunca é levado para passear. Ainda assim, ele consegue salvar seus donos de fenômenos sobrenaturais contando com a própria astúcia e, principalmente, sorte. Os eventos sobrenaturais vistos na série podiam ser explicados pela localização da fazenda que, se posicionada em um mapa dos EUA, ficaria em cima da Área 51, local onde diz-se existir testes e experiências com extraterrestres.

KND – A Turma do Bairro”

KND – A Turma do Bairro foi criada por Tom Warburton (conhecido como Mr. Warburton), estreou em dezembro de 2002. A Turma do Bairro é uma organização que treina crianças para combater as injustiças imposta pelos adultos, como higiene dental e boa alimetação. Depois de serem devidamente treinadas, os pequenos agentes recebem números e enviados para diversos setores ao redor do mundo. Em KND, acompanhamos os números 1, 2, 3, 4 e 5, respectivamente Nico Uno, Horácio P. Genaro, Ukibe Nokome, Maurício Mello e Abigail Oliveira, responsáveis pelo setor V.

 As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy”

 Duas crianças e o Ceifador Sinistro são o trio principal de As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy. Puro Osso, como aqui a morte é chamada, vem para recolher a alma do hamster de Billy, mas a inteligente Mandy não deixa que ele saia sem antes uma competição. Após as crianças saírem vencedoras do desafio, a animação acompanha a estranha amizade dos três. As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy foi criada por Maxwell Atoms, estreou em agosto de 2001 e teve sete temporadas. A série abusa do humor negro e do sarcasmo e no início de cada capítulo, Mandy diz um aforismo, que faz referências a obras como “Sherlock Holmes” e “Harry Potter”.

 


#Cartoon   ; ; ; ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!