Os contos de fadas como você nunca viu

Criado por -

Quem não se lembra naquela época da infância onde a nossa mãe, professora ou até nós mesmos liamos um bom conto de fadas como a Pequena Sereia, Bela adormecida, Chapeuzinho Vermelho e Branca de neve. A Disney imortalizou essas histórias nos fazendo acreditar no “felizes para sempre”. Mas a verdade não é tão doce assim.

 

Chapeuzinho Vermelho por Jessie-Willcox-Smith

Vamos falar da Chapeuzinho Vermelho  que tem 3 versões, e em  todas o lobo se safa, não há lenhador em nenhuma. A vovozinha e a chapeuzinho são devoradas e pronto. Na primeira versão o lobo mata a vovozinha, e serve os restos da vovozinha para a menina comer. A menina percebe o que está acontecendo e dá uma desculpa de que precisar usar o banheiro, na época os banheiros eram no lado de fora da casa. E assim ela consegue fugir.

 

A segunda versão a menina percebe que é o lobo disfarçado, e nessa versão ele deseja devorar a menina em todos os sentidos. Como ela foge? A menina faz um strip tease para o lobo, uma vez que ele está “distraído” a menina foge. Na terceira versão o lobo consegue devorar a menina, em todos os sentidos e vai embora feliz da vida. Moral da história não fale com estranhos.

 

A história da Chapeuzinho foi originalmente publicada pelo Frances Charles Perrault. Embora a Disney nunca tenha feito um filme da chapeuzinho, há diversas versões mais inocentes e até bobinhas da história.

 

A Bela adormecida, a bela princesa dorminhoca espeta o dedo numa roca e dormi até um belo príncipe beija-la e acorda-la. A Disney fez uma versão bem bonitinha, mas na verdade o príncipe não é tão nobre.

 

Na versão original o príncipe, ele já era rei (isso ainda é discutível) acha a bela moça adormecida por causa de uma profecia. O que o nobre príncipe faz? Ele a estupra, sim, ele a estupra por 9 meses até que ela dá luz a gêmeos, e um dos bebes chupa o dedo da mãe fazendo ela acordar. Quando o príncipe (ou rei) chega vê a moça acordada e com 2 bebês, resolve se casar com ela. Sendo que a mãe dele tinha um péssimo habito de comer crianças. Sim, ela era uma ogra. No final a Bela adormecida, a mata e vive com o seu estuprador, e seus bebês felizes para sempre.

 

A Pequena Sereia teve sim uma versão Disney que todos conhecemos, e teve uma sequência onde ela teve uma linda filha chamada Melody. Que vida feliz, já a versão original, lógico que não é nada feliz.

 

No original de Hans Christian Andersen, Ariel vê o príncipe casar-se com outra e entra em desespero. Oferecem-lhe uma faca com a qual ela poderia matá-lo, mas, em vez disso, ela salta para o mar e morre ao voltar para a costa. Hans Christian Andersen modificou um pouco o final para amenizar a história. Na nova versão, ao invés de morrer na espuma da praia, ela se torna “filha do ar”, esperando ir para o céu. De qualquer forma, ela morre. Um detalhe que acho que vale a pena comentar é quando a Ariel ganha pernas, ela sente dores nos pés como se estivesse pisando em vidro, era uma dor alucinante. Tadinha da Ariel, mas se comparado com a Chapeuzinho, não foi tão ruim assim. Moral da historia não perca a cabeça com o primeiro cara que você vê, mesmo se ele for muito bonito.

 

Branca de Neve teve uma versão Disney que não está tão distante assim da original. Um detalhe interessante há versões que põem a Madrasta como a verdadeira mãe da Branca de neve. A menina tem uns 7 anos quando o espelho mágico avisa a madrasta(ou a mãe) que Branca é a mais bela . A madrasta manda o caçador matar a menina, ela quer o coração, os órgãos e o sangue de uma menina de 7 anos. Para quê? A madrasta quer comer os órgãos em um banquete, e usar o sangue como uma espécie de creme antirrugas. O caçador a engana com o coração deum  javali .A menina vai morar com os anões,  até que a madrasta a acha e consegue fazer a menina comer a maça envenenada

 

A menina permanece “morta“ por um tempo, até que um príncipe a acha e resolve levar a menina para o palácio. Lembrando que a menina tem 7 anos e está “morta”, o príncipe não dá nenhum beijo mágico na menina o que ele queria com uma menina de 7 anos e morta? …deixo para vocês imaginarem o motivo. Há duas versões de como ela acorda: na primeira foi o galope do cavalo que a acordou, e na segunda um criado cansado de carregar o cadáver da menina, dá um soco na barriga da Branca de Neve a despertando. E sim, a madrasta é punida, ela tem que dançar com os sapatos em brasa até a morte. Bizarro! Moral da historia não se preocupe tanto com a beleza.

 

Uma coisa interessante dessas versões é que o príncipe encantado não é tão encantado assim. A lição que as meninas podem tirar dessas historias talvez seja, não espere o príncipe encantado salvar você… Se estiver com algum problema tente salvar você mesma.

 

Selecionamos as versões “dark” das principais princesas Disney:

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 


#Curiosidades   ; ; ; ; ; ; ; ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!