CCBB apresenta exposição Movie-se: No Tempo da Animação

Criado por -

 

O Mais QI Nerds esteve na abertura da exposição Movie-se: No Tempo da Animação (Watch Me Movie: The Animation Show), que aconteceu nesta segunda-feira 4 de fevereiro, no Centro Cultural Banco do Brasil /CCBB – RJ.

Ziraldo na abertura da exposição (Foto: Francylene Silva)

 

O eterno pai do “Menino Maluquinho” esteve na mostra, Ziraldo apresentava um Menino Maluquinho computadorizado que reproduzia os movimentos da pessoa à sua frente, através de um sensor de movimentos. Vídeo abaixo:

 

 

Em 1911, Winsor McCay criou seu curta-metragem de animação “Little Nemo Moving Comics”, apresentando um elenco de arquétipos coloridos em um passeio lúdico. Um século mais tarde, a animação é uma das mais populares e prevalecentes formas de arte visual. A criatividade, a narrativa e o potencial técnico levou a animação a níveis inimagináveis nos dias de McCay.

 

Uma comparação do “Esqueleto dançante” dos Irmãos Lumière de 1897, com a “Dança dos esqueletos” de Ub Iwerkide de 1929, para a série de “Sinfônias Ingênuas” de Walt Disney mostra a rapidez com que a animação se desenvolveu em termos de possibilidades técnicas e complexidade narrativa, esse é só um dos diversos exemplos que podem ser vistos na mostra.

 

Porém, não é toda animação que é para criança em duas salas da exposição, são exibidas animações que contêm cenas de nudez, sexo e violência, como “Os Prazeres da Guerra”, de Ruth Linaford, 1998.

 

A exposição é dividida em seis seções temáticas: “Aparições” (o surgimento da imagem animada), “Personagens” (a construção de personalidades complexas e poderosas), “Fragmentos e Fábulas” (narrativas animadas no mundo pós-moderno /o uso da animação para inventar novas fábulas e reimaginar antigos mitos e fábulas) “Estruturas” (as estruturas formais e conceituais da mídia), “Super-humanos” (os personagens exagerados: heróis, vilões, monstros e demônios) e “Visões” (mapeando os mundos animados sobre o mundo “real”).

 

Ao realizar essa mostra o CCBB, coloca em destaque a animação como expressão cultural e artística que tem influenciado a formação de várias gerações.

 

Leia mais sobre

Fotos da abertura da exposição


#Eventos   ; ; ; ; ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!