Especial Dia Nacional dos Quadrinhos: Calvin & Haroldo

Criado por -

William B. Watterson II, simplesmente Bill Watterson, como viria a ser conhecido mundialmente no futuro, nasceu no dia 5 de julho de 1958 em Washington D.C., filho de James G. Watterson, um examinador de patentes e de Kathryn Watterson, que após a mudança da família para  Ohio, quando Bill tinha seis anos de idade, viria a se tornar membro do conselho municipal. Bill ainda veio a ter um irmão mais novo, Thomas, que atualmente trabalha como professor de Inglês.

Formou-se em Ciências Politicas no Kenyon College em 1980. Durante os anos de faculdade já mostrava seu talento e potencial como cartunista do jornal da faculdade. Trabalhou no jornal Cincinnati Post num período de testes de seis meses como desenhista de charges politicas. Nesse per período ficou responsável pela ilustração de capa do livro “Best Political Cartoons of 1978” (As Melhores Charges Politicas de 1978) publicado pela editora Puck Press.

Segue abaixo as ilustrações das charges:

Este slideshow necessita de JavaScript.

No dia 18 de novembro de 1985 foi publicada pela primeira vez a tirinha Calvin & Haroldo. Tirinha essa que viria a dar fama a Watterson e lhe renderia dois Reuban Awards, sendo quê o primeiro foi em 1986, que lhe consagraria o título de cartunista mais jovem a ganhar o prêmio.Inocência e imaginação são as chaves para entender o mundo e a arte de Watterson. Fantasia como forma de se lidar com a falta de popularidade, com a pouca atenção dos pais que estão sempre ocupados. Assim, Calvin cria sua própria infância de aventuras inventadas ao lado de Haroldo que ganha vida quando os adultos não estão pro perto. Com influência que incluem Charles Schulz, por seu trabalho em Snoopy, Walt Kelly, por sua tira Pogo, e George Herriman, por Krazy Kat, Calvin & Haroldo durou 10 anos, de 1985 a 1995. No final de 1995 Watterson enviou uma carta comunicando ao seu editor da decisão de parar a tirinha, o que de fato ocorreu no dia 31 de dezembro daquele ano, encerrando assim em definitivo as tiras diárias desses incríveis personagens.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Aposentado, tem se dedicado a pintura, geralmente desenhando paisagens de florestas com seu pai. Watterson tem se mantido longe das vistas do público e não deu nenhuma indicação que ira dar continuidade a tira Calvin & Haroldo, criar novos planos baseados nos personagens ou mesmo dar inicio a novos projetos. Recusa-se a dar autógrafos ou a licenciar seus personagens, mantendo-se fiel aos princípios que sempre pregou.


#Quadrinhos   ; ; ; ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!