Mostra HQ FOREVER homenageia “Jerônimo, o primeiro Super Herói brasileiro”

Criado por -

Cartaz da Mostra HQ FOREVER (imagem:divulgação)
Cartaz da Mostra HQ FOREVER (imagem:Agata Desmond)

A Biblioteca Municipal de Botafogo, localizada na zona sul do Rio de Janeiro, promove entre os dias 30 de janeiro a 2 de fevereiro, a mostra HQ Forever: Jerônimo, o Herói do Sertão o primeiro super herói brasileiro.

O evento produzido por Agata Desmond faz parte do projeto de revitalização e preservação da memória das histórias em quadrinhos. Nessa fase inicial vai homenagear o personagem Jerônimo, o Herói do Sertão. Mocinho da radionovela de Moisés Weltman para a Rádio Nacional, na década de 50, Jerônimo ganhou vida e cor nos quadrinhos do papel, pelas mãos do artista Edmundo Rodrigues.

A revistinha até hoje, tem milhares de fãs e colecionadores, foi produzida durante 7 anos. O protagonista Jerônimo era um mocinho do cangaço, que defendia o povo local das injustiças e violência feitas pelos senhores e criminosos do sertão de Cerro Corá. Esse foi o primeiro super herói genuinamente brasileiro das histórias em quadrinhos, e talvez seja o único até hoje.

Com “Jerônimo o Herói do Sertão”, Edmundo Rodrigues, se firmou de vez no Departamento de Quadrinhos Nacional, sendo editor do pioneiro setor Infanto Juvenil da extinta Bloch Editores, que por mais de 20 anos lançou diversos títulos como: Os Trapalhões, Angélica, Drácula, Capitão Mistério, Popeye, As aventuras de Mestre Kim e também títulos internacionais como Thor, Homem Aranha e outros mais da DC Comics. Edmundo Rodrigues foi o responsável pela vinda dos personagens da Marvel, para o mercado Nacional.

A mostra HQ FOREVER: JERONIMO, O HERÓI DO SERTÃO irá reunir trabalhos, histórias em quadrinhos da época do Jerônimo, um resumo dos trabalhos de Edmundo Rodrigues (nacional e internacionalmente), colecionadores. E um destque para o Grupo Seresteiro RODA DE CANTO E POESIA que irá cantar ao vivo a música tema da radionovela “Jerônimo”. O evento será um passeio pela memória das próprias Histórias em Quadrinhos, e uma maneira de homenagear essa arte, que faz parte da lembrança de muita gente. Afinal, dia 30 de janeiro, é o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos.

A Biblioteca Municipal de Botafogo fica na Rua Farani, 53, em frente à Universidade Santa Úrsula. O evento acontece do dia 30 de janeiro a 2 de fevereiro. De 9 às 17h, de 4ª a 6ª feira e sábado de 10 às 16h. No dia 30
quarta feira, a mostra começará às14h.


#Quadrinhos   ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!