Especial Dia Nacional dos Quadrinhos: Como surgiram no Brasil

Criado por -

"Nhô Quim" o primeiro quadrinho brasileiro (imagem:site patriciojr)
“Nhô Quim” o primeiro quadrinho brasileiro                (imagem: site patriciojr)

O Dia Nacional dos Quadrinhos é comemorado no dia 30 de janeiro. A data foi instituída pela Associação de Quadrinistas e Cartunistas (AQC) do estado de São Paulo. Nesse dia, em 1869, foi publicada a primeira história em quadrinhos brasileira. O trabalho apareceu nas páginas do jornal Vida Fluminense, com o personagem fixo Nhô Quim, criado por Angelo Agostini. A consagração de uma data aos quadrinhos estimula a reflexão sobre a importância dessa linguagem no conjunto das manifestações artísticas no Brasil.

Porém, as histórias em quadrinhos no Brasil começaram a ser publicadas no século XIX. Em 1837, circulou o primeiro desenho em formato de charge, de autoria do gaúcho Manuel de Araújo, que foi produzida através do processo de litografia e vendida em papel avulso. O autor criaria mais tarde, em 1844, uma revista de humor político.

Apenas no final da década de 1860, Angelo Agostini continuou a tradição de introduzir nas publicações jornalísticas e populares brasileiras, desenhos com temas de sátira política e social. Entre seus personagens populares, desenhados como protagonistas de histórias em quadrinhos propriamente ditas, estavam além do “Nhô Quim” (1869) e “Zé Caipora” (1883), os personagens “Malho” e “Don Quixote”.

No Brasil, vários cartunistas ganharam destaque pela criatividade: Henfil (personagens: Graúna e Zeferino), Ziraldo (personagens: Pererê e Menino Maluquinho), Péricles (personagem: O Amigo da Onça), Maurício de Sousa (personagens: Cebolinha, Mônica, Cascão), Fernando Gonsales (personagem: Níquel Náusea), Angeli (personagem: Rebordosa), Millôr Fernandes, entre outros.


#Quadrinhos   ; ; ; ; ; ; ; ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!