As criadoras da CLAMP

Criado por -

Quem já não teve aquele momento entre amigos onde você fica falando, lendo ou desenhando mangás? Um grupo de quatro mulheres japonesas decidiu transformar esse momento, em profissão. Começaram a publicar os próprios fan-fics que são historias não oficiais, ainda na faculdade. Até que em 1989 conseguiram um contrato na Revista Wings para publicar o seu primeiro trabalho RG Veda. Os mangás vão do estilo shoujo até o hentai.

Ageha Ohkawa, Mokona, Tsubaki Nekoi e Satsuki Igarash são da região de Kansai, muitos dos seus trabalhos receberam prêmios e são consideradas obras primas conseguindo agradar todos os otakus.

A CLAMP começou inicialmente com doze integrantes, o grupo reduziu seu tamanho para sete em 1990 e passou a adotar o nome CLAMP, que segundo elas significa “uma pilha de batatas”. Durante a produção de RG Veda, saíram mais pessoas, restando apenas quatro intergrantes. Recentemente, por ocasião do 15º aniversário do grupo, as integrantes mudaram seus nomes.

Vários de seus trabalhos originaram animes, como Sakura Cardcaptor  (mangá ganhador do Seiun Award de 2001), Chobits, Guerreiras Mágicas de Rayearth e Angelic Layer, obtendo um grande sucesso internacional. Até novembro de 2006 haviam sido vendidos mais de 100 milhões de volumes de seus mangás em todo o mundo. Atualmente, devem ter batido os 120 milhões de exemplares vendidos por todo o mundo.

Aqui no Brasil a editora JBC publicou vários dos mangás da CLAMP no estilo “meio-tonkohon” (cada volume japonês equivale a dois brasileiros). A publicação de X/1999 foi suspensa no Japão e também no Brasil, já que as edições brasileiras alcançaram as japonesas. Então se você gosta de ler Mangás com seus amigos, quem sabe você não pode acabar criando à próxima CLAMP?


#Quadrinhos   ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!