A quebra de tabus no mundo cinematográfico

Criado por -

Denzel Washington como protagonista do filme “Incontrolável” Imagem: Divulgação

A frase “A vida imita a arte” tem outra versão, chamada “a arte imita a vida”quer dizer que a indústria do cinema e, até mesmo da TV se espelham na realidade para criar histórias de vários gêneros como romance, comédia, horror e ficção. Mas nem sempre essas realidades, são fatos que a sociedade se orgulhe atualmente. Antigamente,quando o cinema ainda era mudo (preto e branco), os afros americanos sofriam com o movimento Black Face (filmes em que um personagem negro, era feito por um ator branco pintado de preto) que mostrava estereótipos racistas sobre eles e fazia propaganda do Ku Klux Klan.

Dos anos 30 aos anos 60, a homossexualidade era um tabu nos cinemas. Caso um diretor quisesse botar um personagem gay, teria que aderir a seguinte regra: ou o personagem morre ou se suicida.
Hoje temos filmes e programas de tv onde os gays são retratados, de forma mais realista como no filme “O Segredo de Brokeback Mountain” e no seriado “Modern Family”. Temos afro americanos sendo protagonistas de filmes, que vão desde romances à comédias como os atores Will Smith e Denzel Washington.

O papel da mulher em filmes também sofreu mudanças ao decorrer dos anos, antes eram retratadas apenas como donas de casa ou personagens sem opiniões fortes, já hoje temos personagens femininas que participam ativamente da história, no caso das heroínas, podemos citar Lara Croft (Tomb Rider). A indústria do cinema realmente mudou muito no decorrer das últimas décadas, isso mostra uma evolução natural no desenvolvimento da nossa própria sociedade, que resultou na quebra de tabus dentro e fora do mundo cinematográfico.


#Filmes   ; ; ; ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!