Profissões no Cinema : Jornalismo Parte I

Criado por -

Diversos filmes utilizaram o mundo do jornalismo como plano de fundo. Na maioria das vezes associados à comédia e romances. Em alguns casos fazendo criticas a profissão e em outros mostrando as suas alegrias e dificuldades.

 

O Quarto Poder

 

Em O Quarto Poder, podemos ver como a informação é tratada como mercadoria, interferindo assim na pratica jornalística. Já em Quase Famosos, observamos como a imparcialidade e objetividade jornalística é importante na hora de relatar os fatos. Nunca fui Beijada, demonstra com humor, as dificuldades de reportagens investigativas, quando o jornalista se envolve com a pauta. Três filmes distintos na hora de relatar a vida do jornalista, mas que em todos se nota uma dificuldade da profissão.

 

 

Quase Famosos

 

Acompanhar uma banda de rock em turnê, um sonho para os amantes do rock,mas como fazer esse relato sem fugir da objetividade jornalística?  Um jovem repórter da revista Rolling Stones deixa sua a paixão pelo rock falar mais alto, quando tem como seu primeiro trabalho, acompanhar a turnê da banda Stillwater. Quase famosos apresenta um relato biográfico, baseado na vida do diretor do longa, Cameron Crowe   ( Tudo acontece em Elizabethtown), que quando jovem acompanhou a banda The Allman Brothers em turnê, para a Rolling Stones. O elenco conta com Billy Crudup e Kate Hudson. A trilha sonora é impecável, tendo nomes como The Who, David Bowie e Led Zeppelin.

 

Nunca fui beijada

 

Uma reportagem investigativa, o emprego em risco e terríveis lembranças da época de colégio; Josie Geller (Drew Barrymore) tem que lidar com tudo isso, ao mesmo tempo. Aos 25 anos, já editora do Chicago Sun Times, tem a difícil tarefa de se disfarçar de estudante para uma reportagem sobre a vida escolar. Preocupada por sua impopularidade no colégio, sendo chamada até de Josie Nojenta, ela teme que se repita em sua volta ao meio estudantil. Pressionada a entregar a matéria, ela tem que arrumar uma solução para se enturmar, antes que perca seu emprego.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 


#Filmes   ; ; ; ; ; ;


Quer fazer parte da equipe?

Acesse a página Colabore e saiba como. Esperamos você!